Formação de brigada de combate ao caramujo africano chega ao Cidadão 1, na Cidade Nova

Formação de brigada de combate ao caramujo africano chega ao Cidadão 1, na Cidade Nova

Manaus, AM – O trabalho de formação de brigadistas no combate ao caramujo africano, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), chegou neste final de semana ao Conjunto Cidadão 1, na Cidade Nova 2, Zona Norte.

Aproximadamente 50 pessoas, entre moradores e lideranças comunitárias do bairro, participaram da formação e se comprometeram a atuar de forma regular no controle dos focos em todas as ruas do bairro. Neste sábado, 3/02, a ação atingiu as ruas Esperança, Sonho Meu e Renascer. Ao longo das próximas semanas, as atividades continuarão sendo feitas, pelos brigadistas formados, nas demais ruas do conjunto, que possui mais de 300 unidades habitacionais.

“Essa ação é muito importante para a comunidade porque vai evitar que problemas mais graves possam vir a acontecer por conta do contato com o caramujo africano, sobretudo as crianças que não podem fazer coleta e tem que ter orientação dos pais”, afirmou o líder comunitário Jair Trindade, presidente da Associação de Apoio às Comunidades de Manaus, presente à ação. Ele afirmou que a intenção é levar o projeto para as periferias da cidade, onde estão os maiores focos de ocorrência e, por falta de conhecimento, as pessoas se arriscam fazendo o manuseio incorreto do molusco.

O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Cidadão 1, Robert dos Santos Ferreira, informou que a maioria das casas do conjunto tem quintal e a formação da brigada acaba colaborando também para a redução do acúmulo de lixo nos quintais das residências.

“Esse tipo de ação que a Prefeitura de Manaus está trazendo para a nossa comunidade é de extrema importância porque faz com que os moradores se conscientizem de fazer a limpeza dos seus quintais e não venham sofrer no futuro as consequências”, afirmou Robert, que reside na Rua Renascer.

Participação comunitária

A comunidade participou ativamente da ação. Neide Maria de Souza, 63, moradora do conjunto, mantém limpa a frente da sua casa e lamenta o fato de muitos dos seus vizinhos não seguirem seu exemplo.

“Com essa atividade, tenho certeza de que as pessoas vão ter consciência de contribuir para a limpeza dos quintais e da frente de suas casas”, comentou.

Essa é a 12ª formação de brigada de combate ao caramujo africano, realizada pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas, desde o início do projeto, no ano passado. Na última sexta-feira, a formação ocorreu no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas-Leste), no bairro Jorge Teixeira.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, explica que as formações acontecem mediante solicitação das comunidades afetadas, por meio das lideranças comunitárias. “O objetivo é reunir sempre o maior número de moradores para podermos multiplicar cada vez mais a mensagem de combate à praga do caramujo africano e as formas corretas de erradicação”, explica. Os interessados podem ligar para 3236-8587.

Amazonianarde-Secom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.