Força Nacional já opera em Manaus

A Força Nacional já está em ação em Manaus
A Força Nacional já está em ação em Manaus

Manaus, AM – O Sistema de Segurança Pública na capital amazonense, ganha a partir de agora,  de forma temporária, o reforço da Força Nacional, já que já opera na cidade. Os homens da Força Nacional começam a operar no sistema prisional do Estado do Amazonas a partir desta quarta-feira. Foi o que declarou nessa terça o secretário da Segurança Pública do Amazonas, delegado federal Sérgio. A Força Nacional veio para auxiliar o Estado na contenção da violência nos presídios estaduais

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram o transporte do efetivo de 99 integrantes da Força. O primeiro grupo desembarcou durante a madrugada. Já o segundo, bem maior, composto por 70 homens, desembarcou no Aeroporto Militar de Ponta Pelada, na zona Sul da capital, por volta de 7 e 45 da manhã da terça-feira (10).

Na bagagem, o volume de armamentos de alto poder ofensivo, como granadas defensivas, anti-tumultos e espingardadas e armas calibre 12. Todo o material bélico, que chamou atenção, foi transportado por dois caminhões da Base aérea de Manaus.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CIC), o secretário de segurança pública e o comandante da missão da Força Nacional no Amazonas, concederam  entrevista coletiva.

Segundo o comandante da missão da Força Nacional no Amazonas, major Paulo Roberto Siste, os 99 militares do grupamento de elite vão autuar em escala de 23 homens por turno, reforçando a segurança na área dos presídios, localizados na BR 174, zona rural da cidade, na  captura de foragidos e nas barreiras nas saídas e entradas da cidade, principalmente na BR 174.

O secretário da Segurança Pública aproveitou a coletiva para esclarecer o retorno dos 20 presos para a Cadeia Pública Raimundo Vidal, após terem sido transferidos para o presídio de Itacoatiara. Segundo Fontes, a volta dos presos para Manaus foi uma exigência da juíza do muncípio, preocupada com o clima de tensão gerado pela presença deles.

Sobre o retorno das visitas no sistema prisional, pleitada pelos presos, o secretário Sérgio Fontes afirmou que o retorno “só depende dos detentos”.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM), até o momento, foram recapturados 73 foragidos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ) e do Instituto Penal Antonio Trindade (IPAT). Mais de 100 presos ainda continuam sendo procurados pela polícia.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.