Manaus – Bancas com verduras, frutas e lanches manipulados, armazenados e comercializados inadequadamente por 20 ambulantes foram recolhidas pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta quinta-feira, 15. A ação ocorreu na esquina da Floriano Peixoto com a rua dos Andradas, no Centro e foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab).
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). Os produtos e materiais recolhidos foram descartados pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), que também participou da operação. Uma banca que estava fechada há cinco dias também foi recolhida.
“Inicialmente estávamos averiguando um pedido da comunidade para que cuidássemos do reordenamento deste local e os pedestres pudessem circular livremente na calçada, mas encontramos estas barracas com produtos inadequados para o consumo”, explicou o secretário da Sempab, Fábio Pacheco.
Após a retirada dos ambulantes, os servidores da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) recolheram o lixo do local.
Além desta ação, fiscais da Sempab estão atuando na Travessa Tabelião Lessa, no entorno do Mercado Adolpho Lisboa, para coibir a venda de peixes e verduras impróprios para o consumo. Na noite de quarta-feira 14, seis tabajaras foram colocados no local para evitar a aproximação dos canoeiros que comercializam os produtos. Na noite desta quinta-feira, 15, mais seis tabajaras serão colocados.
Foto:Altemar Alcantara