Manaus – No primeiro dia de Fiscalização foram verificados pelo Ipem Amazonas 92 instrumentos (balanças) em cerca de 35 estabelecimentos/restaurantes que comercializam comida a peso nas zonas sul e centro-sul de Manaus. Dos 35 estabelecimentos visitados foram encontradas duas irregularidades.
A primeira irregularidade foi encontrada em um dos estabelecimentos localizados na avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, onde o consumidor estava sendo lesado em 68 gramas para mais, pois o preço indicado no cartaz não estava de acordo com o indicado na balança. Já a segunda irregularidade foi encontrada em um shopping center, localizado na zona sul da cidade que também estava lesando o consumidor em 25 gramas para mais.
De acordo com a portaria nº 097, de 11 de abril de 2000, do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os recipientes acima de 200 gramas tem a tolerância permitida para a comercialização de alimento a peso (comida) em 5 gramas para mais. Os estabelecimentos com irregularidades foram autuados e os proprietários receberam um prazo de 24 horas para fazer a correção, caso contrário poderão ser multados em até 50 mil reais.
A fiscalização do Ipem-AM teve início hoje (22 de maio), e está sendo realizada em parceria com o Procon Estadual e Municipal e encerrará nesta sexta-feira (23).
Fonte: Ipem/AM