Manaus – CDs e DVDs piratas foram apreendidos por fiscais da Prefeitura de Manaus em operação realizada no centro da cidade, na manhã deste sábado, 1°.
A ação foi executada por meio da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) em mais uma operação de retirada de vendedores irregulares das vias já desocupadas pelos camelôs que agora estão alocados nos camelódromos provisórios e shoppings populares entregues pela prefeitura.
A ação é realizada desde o início da semana e tem como foco a Epaminondas, Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro. Neste sábado, 1°, os fiscais estenderam os trabalhos até o entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, onde um carrinho usado para a venda de sucos de laranja foi apreendido. Roupas, celulares, relógios e uma churrasqueira também foram recolhidos pela equipe de fiscalização.
As mercadorias apreendidas foram encaminhadas para a sede da Sempab, localizada na Rua Carvalho Paes de Andrade, n° 140, São Francisco, zona Sul. Os ambulantes têm prazo de cinco dias para dar entrada e pegar de volta os produtos. No entanto, eles terão que assinar um termo de compromisso, garantindo que não voltarão a ocupar as ruas do Centro. Em caso de reincidência, o material será doado para instituições, com exceção dos pirateados que serão descartados no aterro sanitário do município.
Nesta segunda-feira, 3, a Sempab contabilizará o total de produtos apreendidos durante as operações.
Ao longo de toda a semana, fiscais da prefeitura foram às ruas do Centro para fiscalizar, principalmente, as vias das quais os camelôs já foram realocados. A ação na área visa à preservação das calçadas livres para os pedestres e é também parte do projeto de requalificação do Centro Histórico da cidade.
Foto: José Gracy/Sempab