Fifa inova e cria ‘pré-sorteio’ para tentar evitar grupo com três campeãs

(Fonte: Gazetapress)

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, teve os primeiros traços de seus futuros grupos desenhados nesta terça-feira.

Em evento realizado nesta tarde, na Costa do Sauipe, Bahia, foram definidos os critérios e a consequente divisão das seleções nos quatro potes do sorteio das chaves, a ser realizado nesta sexta-feira, a partir das 14 horas (de Brasília).

E a notícia mais temida ainda não foi confirmada pela Fifa: a França, que incialmente ficaria em um pote diferente do dos europeus, correndo o risco de formar uma chave ao lado de outras duas campeãs mundiais, não necessariamente será separada das outras seleções do Velho Continente.

Conforme informou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, o pote 4 – que contará com todas as seleções da Europa, com exceção das cabeças de chave – terá, a princípio, nove equipes, e não oito, como de costume. O pote 2, que terá os selecionados da África, além de Chile e Equador, por sua vez, só contará com sete seleções. No momento do sorteio, porém, ambos ficarão com oito equipes, já que, segundo Valcke, na parte inicial do sorteio haverá a extração, também de maneira aleatória, de um dos europeus do pote 4 para o pote 2.

Este ‘pré sorteio’ foi definido pela Fifa para tentar evitar a inédita formação de um grupo com três campeãs mundiais. Isto porque, de acordo com os critérios utilizados no sorteio do último Mundial, na África do Sul, formaria-se um pote com oito seleções europeias, e outro com cinco africanos, dois sul-americanos e o pior ranqueado do Velho Continente. Se isto fosse seguido à risca pela entidade para 2014, no entanto, o pote 2 teria a França, que poderia, então, formar um grupo ao lado de Brasil e Itália, por exemplo.

Ao anunciar este mecanismo inédito para o sorteio do torneio a ser realizado no Brasil, a Fifa mantém um eruopeu ao lado de africanos e dois sul-americanos, mas deixa ‘à mercê da sorte’ a esolha de qual deles terá a chance de cair em um grupo teoricamente mais complicado. Além disto, para evitar dois sul-americanos ou três europeus na mesma chave, Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia obrigatoriamente receberão a seleção europeia sorteada para mudar de pote. Um novo sorteio definirá qual delas receberá mais um europeu.

O evento que definirá a formação dos grupos da Copa de 2014, no Brasil, será realizado nesta sexta-feira, a partir das 14 horas (de Brasília), na Costa do Sauipe, Bahia. Segundo os critérios da Fifa, seleções do mesmo pote não poderão integrar a mesma chave. Além disto, equipes do mesmo continente são proibidas de figurar no mesmo grupo, com exceção dos europeus, que, como possuem 13 vagas para o Mundial, poderão ter companheiros do mesmo território na primeira fase. O limite, no entanto, é de duas seleções do Velho Continente.

Confira como ficaram os potes do sorteio da Copa do Mundo de 2014, no Brasil:
Pote 1
Brasil
Argentina
Colômbia
Uruguai
Holanda
Espanha
Alemanha
Suíça
Pote 2
Equador
Chile
Costa do Marfim
Camarões
Gana
Nigéria
Argélia
(Europeu sorteado do pote 4)
Pote 3
Japão
Austrália
Irã
Coreia do Sul
Estados Unidos
México
Costa Rica
Honduras
Pote 4
Rússia
Inglaterra
Holanda
Bósnia-Herzegovina
Itália
Grécia
Portugal
Croácia
França

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.