FIEAM à frente de projeto para exportar produtos amazônicos

Manaus – “Vamos preparar as empresas da Região Amazônica para a internacionalização de seus produtos. No processo de lançamento e execução do projeto contamos com o interesse e efetiva participação de empresários, produtores, agricultores e cooperados no amplo programa de capacitação e treinamento para atender o mercado exterior”, disse o gerente executivo do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN Amazonas), Marcelo Lima, ao apresentar trabalho para criação do Projeto Estratégico Estruturante para Internacionalização de Produtos Amazônicos.

O projeto tem apoio financeiro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e será coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do CIN/AM, em parceria com as Federações das Indústrias do Pará (FIEPA) e da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Sebrae, Suframa, Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Segundo Marcelo, os segmentos contemplados na iniciativa serão as cadeias produtivas do açaí, castanha do Brasil e pescado. O projeto está na fase de análise do público alvo a ser atingido, bem como da validação dos parceiros.

“Definir quem serão os parceiros e suas contrapartidas é importante para iniciar a programação da capacitação sobre boas práticas dos mercados alvos em potencial e das exigências e adequações para atender as exigências do mercado exterior”, ressalta Lima.

Serão investidos cerca de R$ 200 mil ao longo de 24 meses para estruturação da cadeia produtiva, envolvendo micro e pequenos empresários e cooperados no processo para a internacionalização das riquezas naturais da Amazônia e na agregação de valores à extração e venda do açaí e castanha, e do congelamento e comercialização dos peixes de água doce.

Além de disseminar o conhecimento sobre a exportação dos produtos regionais, o projeto prevê consultoria e o acesso facilitado aos participantes em feiras e missões Internacionais.

O gerente executivo do CIN/AM lembra que todos os produtos trabalhados neste projeto de internacionalização serão certificados, atendendo as exigências dos países importadores.

O lançamento do Projeto Estratégico Estruturante para Internacionalização de Produtos Amazônicos está previsto para final de maio e início de junho. Mais informações sobre esta iniciativa poderão ser obtidas no CIN/AM, por meio dos telefones 3631-0899 e 3186-6511, com Tiago Albuquerque.

Fonte – Fieam

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.