Santarém, PA – A vila balneária de Alter do Chão, distante cerca de 40 KM de Santarém, oeste do Pará, recebeu milhares de pessoas para a “Festa dos Visitantes”, que faz parte da programação do Sairé, na noite de ontem.
Turistas de diversas regiões do Brasil e também de outros países se divertiram ao som de músicas regionais e também com shows nacionais.
A festa iniciou na Praça do Sairé com a apresentação da cantora Cristina Caetano, que fez o público entrar no clima da festa ao som de muito carimbó.
A programação seguiu com o Show Regional Tucuxi e Cor de Rosa, no Sairódromo. Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir uma prévia de como vai ser a disputa dos botos que acontece na noite deste sábado (13).
As bandas dos botos apresentaram as músicas que vão dar o ritmo da disputa e também mostraram os personagens que fazem parte da festa.
Visitantes ansiosos
A doméstica Maria Silva, de 73 anos, veio de Belém, capital do Estado, para conhecer Santarém e a Festa Do Sairé, em Alter do Chão. “Primeira vez no evento e em Santarém. Eu estou gostando, é muito bonita a festividade. Quero assistir as apresentações dos botos amanhã”.
Maria estava acompanhada de sua amiga, a funcionária pública, Jacirema Nascimento, de 62 anos, que também é da capital do Estado. “A festa tá ótima. É a terceira vez que eu venho. Eu gostei e voltei. Vamos ficar até segunda-feira.
Amanhã é a disputa dos botos e estou ansiosa para ver. hoje não vou assistir os shows, mas amanha quero assistir a disputa dos botos”.
Osvaldo Franco, de 42 anos, veio com a família do Estado do Mato Grosso para conhecer a festa. “Andamos 1.100 km de carro para vir para a festa, viemos de carro. Estamos muito animados”. No grupo de Osvaldo estava Amanda Cunha, de 10 anos, que estava ansiosa para assistir a apresentação dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. “Quero assistir os botos, porque os shows eu não posso assistir. Já ouvi falar que a apresentação dos botos é muito bonita”, contou.
A contadora Marinalda Santos, de 39 anos, mora em Castanhal, Pará, e está em Santarém pela primeira vez, após receber recomendações de familiares. “A minha família já tinha vindo anteriormente, e falavam que eu tinha que vir aqui também e nesse ano eu tive a oportunidade de vir e estou gostando muito. Estou achando muito animado, muito bonito. Já conheci a praia e digo que foi a melhor que já conheci”.
Um grupo de quatro amigos, que veio de Altamira, Pará, também participou do segundo dia de festa em Alter do Chão. Entre eles estavam o gaúcho, Leandro Fuchs, de 30 anos, que é engenheiro civil e a mineira Raiana Sales, de 27 anos, também engenheira civil. “Primeira vez que eu venho. Já ouvi falar muito bem da festa. Quero entrar no clima a e ver como é que a apresentação dos botos. A nossa é maior expectativa é para amanhã, para ver a disputa dos botos, que o pessoal comenta que é o melhor dia”, disse Leandro. “Estou pela primeira vez na festa e quero conhecer a cultura paraense, conhecer os costumes”, contou Raiana.
Shows Nacionais
Após a prévia dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, o público curtiu o show da banda baiana Psirico. O vocalista Márcio Victor revelou que tinha muita vontade conhecer Alter do Chão e a cultura local. “Tinha muita vontade de estar aqui, porque eu sou louco pela cultura que nosso país tem. Eu me encanto com essa coisa de respeitar, de manter a cultura. Eu vi na internet que essa festa tem mais de 300 anos e eu precisava estar aqui, viver essa emoção”, disse o cantor.
O forró também fez parte da festa, com a banda Solteirões do Forró.
Amazonianarede – G1 Santarém