Feriado no AM faz manauara lotar fronteira com a Venezuela

(Amazonianarede – Folha BV)

O feriado prolongado no Amazonas acabou refletindo na fronteira brasileira com a Venezuela. Muitas famílias aproveitaram o feriado amazonense de quinta-feira, dia 05 (elevação do Amazonas à categoria de Província), para viajar de carro pela BR-174 com destino à Venezuela.

Conforme a imprensa manauara vem registrando, pelo menos 10 mil veículos já começavam a deixar Manaus na quinta-feira de madrugada, boa parte deles pela BR-174 em direção a Roraima. E isso soma-se aos boa-vistenses que já costumam viajar para a fronteira a fim de fazer compras a cada final de semana em Santa Elena de Uairén.

Na sexta-feira, o fluxo de veículos com placa de Manaus era intenso na fronteira, a ponto de impor uma fila de espera na aduana venezuelana de até meia hora. Os postos de combustíveis também registraram filas quilométricas além do normal.

Quem não tem tempo nem paciência para esperar na fila para abastecer nos postos venezuelanos acaba indo parar em postos clandestinos, que estavam cobrando ontem R$2,00 por litro de gasolina.

Conforme a psicóloga Ellen Holanda Lima, que viajou para a Santa Elena ontem com um grupo de parentes que vieram da capital amazonense passar o feriadão em Boa Vista, o comércio venezuelano está lotado e já se pode notar que faltam produtos nas prateleiras. “Encontramos vários conhecidos de Manaus fazendo compras em Santa Elena”, disse.

Os hoteis também estão lotados e muitos alugaram casas para passar o final de semana, o que significa que o grande movimento na fronteira norte do Brasil deverá ser intenso durante todo o fim de semana. O câmbio da moeda venezuelana estava sendo registrado até 15 bolívares por R$1,00 na sexta-feira.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.