O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, explicou nesta segunda-feira que o apagão do último sábado (22) que atingiu diversos Estados nas regiões Norte e Nordeste foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA). O problema levou ao desligamento programado de algumas linhas de transmissão, até que o sistema interligado pudesse reconfigurar as cargas de energia para esses pontos.
“A falha em um transformador de corrente ocasionou curto-circuito na subestação de Imperatriz que não foi visto por um problema de ponto cego no equipamento de proteção. Mas com o desligamento controlado das linhas ligadas a essa subestação, o problema não se espalhou”, afirmou o secretário após reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE).
Segundo ele, a falha foi rapidamente identificada e o equipamento será substituído. “Mesmo com manutenção, existe a possibilidade de equipamentos falharem”, completou. O ministro interino do MME, Márcio Zimmermann, disse que a Eletronorte informou que o equipamento estava com a manutenção em dia. Segundo ele, o CMSE faz uma avaliação inicial, mas a ocorrência será investigada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
(AE)