Estudantes do Jorge Teixeira III participam de oficinas de reciclagem

Manaus – Os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental residentes no Jorge Teixeira III (Zona Leste) participam nesta quinta-feira (11), da primeira mobilização para coleta seletiva destinada a orientar e ensinar técnicas de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos em suas próprias casas e nas áreas públicas da região, como praças, ruas e igarapés.

O projeto, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS), da Prefeitura de Manaus, acontece na Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, a partir das 8h, e terá a participação do grupo Garis da Alegria, que irá apresentar por meio de palestras, brincadeiras e dinâmicas de grupo as primeiras noções e conceitos sobre reaproveitamento de materiais, descarte correto de produtos e até as vantagens econômicas e profissionais da reciclagem.

Programa urbanístico e ambiental que em sua primeira etapa vai modificar a realidade e a qualidade de vida dos moradores de três comunidades do bairro Jorge Teixeira – Arthur Virgílio, João Paulo e Jorge Teixeira III – que estão em áreas de risco e de preservação ecológica, o PROURBIS está orçado em U$ 100 milhões e prevê uma série de obras que incluem a construção de 204 unidades habitacionais, unidades de saúde, lazer, educação, esporte e recuperação de igarapés entre outras ações.

A mobilização em prol da coleta seletiva faz parte do Plano de Participação Comunitária (PPC) do PROURBIS e está vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf), com apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e de Limpeza Pública (Semulsp), que irão disponibilizar espaço e profissionais especializados em coleta seletiva.

“O PROURBIS não é apenas construir obras para fazer um bairro modelo, mas formar cidadãos, conscientizar as crianças e semear ações sustentáveis para formar gerações mais conscientes e responsáveis com a cidade e o mundo em que vivem”, afirmou o Vice-Prefeito e Secretário de Infraestrutura e Habitação de Manaus, Hissa Abrahão.

A iniciativa tem o apoio da Associação de Reciclagem de Proteção Ambiental (ARPA) e também da Cooperativa Aliança, principal organização local de catadores de materiais reciclados. Durante a atividade, as crianças irão receber coletes, luvas e demais materiais para manuseio dos produtos assim como merenda e assistência dos especialistas.

Fonte: Prourbis

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.