Porto Velho, RO – Cerca de 400 alunos participaram de mais uma etapa de visita guiada, promovida na última semana, pelo Projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
A Escola Marechal Cândido Rondon, de Novo Horizonte, a Escola Monteiro Lobato, a Escola Municipal Dionísio Quintino e o Colégio Clarice Lispector, de Rolim de Moura, foram as selecionadas.
Acompanhados dos professores, os alunos assistiram uma palestra ministrada pelos técnicos da Ecoporé, Leonardo Ribas e Romas Silva, no qual explicava as atividades realizadas no projeto desenvolvido pela ONG Ecoporé, os conceitos sobre a Educação Ambiental, o que é mata ciliar, sua importância e seus benefícios para o equilíbrio do ambiente natural.
Além de conhecerem o viveiro de produção e realizarem um plantio de mudas, os alunos visitaram ainda duas áreas cadastradas no projeto. A primeira área degradada e a segunda em processo de recuperação. A professora de geografia e pós-graduada em Educação Ambiental, Zuleide Catarina, da Escola Dionísio Quintino, destacou a importância do trabalho executado pela equipe da Ecoporé, ao proporcionar aos alunos a oportunidade de observar pessoalmente o impacto que uma área desmatada gera ao meio ambiente e os benefícios de outra recuperada.
Beatriz, 9ª Ano, do Colégio Clarissa, ficou satisfeita com o encontro. “Aprendi sobre várias formas de preservar a natureza. E isso ajudará não somente em meus estudos, mas sim, na minha formação exercendo a cidadania no meio ambiente”, pontuou a estudante.
Fonte: Diário da Amazônia