Estado reúne prefeitos eleitos para articular cumprimento de metas da ONU de redução da miséria

Amazonianarede – Searp

Manaus – O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp); de Governo (Segov); e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), reuniu prefeitos eleitos e reeleitos, nesta terça-feira (11), para definir estratégias de redução da pobreza e melhoria dos indicadores sociais firmadas em compromisso pactuado pelo governo brasileiro junto a Organização das Nações Unidas (ONU).

O 1º Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas para Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio reuniu 20 prefeitos eleitos e reeleitos no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O objetivo do evento é orientar os novos gestores a direcionar políticas públicas e programas de governo para atingir as metas da ONU, estabelecidas em 2000.

O Brasil foi um dos 191 países que se comprometeram a cumprir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela ONU. As metas são ousadas. Até 2015, o país prometeu acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil, melhorar as formas de combate a AIDS, malária e outras doenças endêmicas, ampliar a oferta de serviços de saúde às mulheres gestantes, além de avançar na educação básica, na proteção ambiental e promover ações que garantam a igualdade entre os sexos.

De acordo com o secretário estadual de Articulação Política, José Farias, os novos prefeitos estão conhecendo as metas, os programas e as maneiras de obter recursos para investimento na melhoria dos indicadores sociais. Ele afirmou que o Governo vai propor aos prefeitos a assinatura de um pacto de compromisso. “A ideia é fazer com que prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos possam direcionar suas políticas públicas e programas governamentais para atingir esses objetivos. É uma grande oportunidade para que esses gestores possam captar recursos e aplicá-los com maior eficiência”, frisou.

Na ponta da administração pública, os prefeitos possuem um desafio enorme e muitas vezes acabam não usando recursos disponíveis por falta de conhecimento, segundo a secretária de Governo, Rebecca Garcia. “Estamos mostrando de que maneira os municípios devem se preparar para receber convênios e recursos dos Governos Federal e Estadual. Os municípios precisam estar nessa parceria”, disse.

Para o vice-prefeito eleito de Manaus, Hissa Abraão, o encontro é oportuno e abre um novo caminho para os prefeitos que encontram dificuldades de investir na melhoria dos indicadores sociais de suas cidades. “A melhor forma de agir nessa interligação entre o Governo Federal, Estadual e o Município é sistematizando os objetivos. Nesse caso, a gente percebe que existe um sistema que você vai conseguir captar dinheiro para colocar políticas públicas em prática”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.