Amazonianarede – Searp
Manaus – O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp); de Governo (Segov); e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), reuniu prefeitos eleitos e reeleitos, nesta terça-feira (11), para definir estratégias de redução da pobreza e melhoria dos indicadores sociais firmadas em compromisso pactuado pelo governo brasileiro junto a Organização das Nações Unidas (ONU).
O 1º Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas para Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio reuniu 20 prefeitos eleitos e reeleitos no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O objetivo do evento é orientar os novos gestores a direcionar políticas públicas e programas de governo para atingir as metas da ONU, estabelecidas em 2000.
O Brasil foi um dos 191 países que se comprometeram a cumprir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela ONU. As metas são ousadas. Até 2015, o país prometeu acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil, melhorar as formas de combate a AIDS, malária e outras doenças endêmicas, ampliar a oferta de serviços de saúde às mulheres gestantes, além de avançar na educação básica, na proteção ambiental e promover ações que garantam a igualdade entre os sexos.
De acordo com o secretário estadual de Articulação Política, José Farias, os novos prefeitos estão conhecendo as metas, os programas e as maneiras de obter recursos para investimento na melhoria dos indicadores sociais. Ele afirmou que o Governo vai propor aos prefeitos a assinatura de um pacto de compromisso. “A ideia é fazer com que prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos possam direcionar suas políticas públicas e programas governamentais para atingir esses objetivos. É uma grande oportunidade para que esses gestores possam captar recursos e aplicá-los com maior eficiência”, frisou.
Na ponta da administração pública, os prefeitos possuem um desafio enorme e muitas vezes acabam não usando recursos disponíveis por falta de conhecimento, segundo a secretária de Governo, Rebecca Garcia. “Estamos mostrando de que maneira os municípios devem se preparar para receber convênios e recursos dos Governos Federal e Estadual. Os municípios precisam estar nessa parceria”, disse.
Para o vice-prefeito eleito de Manaus, Hissa Abraão, o encontro é oportuno e abre um novo caminho para os prefeitos que encontram dificuldades de investir na melhoria dos indicadores sociais de suas cidades. “A melhor forma de agir nessa interligação entre o Governo Federal, Estadual e o Município é sistematizando os objetivos. Nesse caso, a gente percebe que existe um sistema que você vai conseguir captar dinheiro para colocar políticas públicas em prática”.