Escolas públicas estaduais mobilizadas para a Semana Global do Empreendedorismo

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (18 de novembro) tiveram início no Amazonas as atividades da Semana Global do Empreendedorismo. No ensejo das programações estaduais que serão realizadas até o próximo dia 24, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mobilizará escolas públicas da capital e do interior para as discussões e eventos em torno do tema.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, a ideia é motivar estudantes e servidores públicos para uma reflexão do potencial empreendedor inerente a cada pessoa. “Vamos mobilizar nossas escolas para a realização de atividades que levem o estudante a identificar e potencializar sua capacidade criativa e empreendedora”, disse.

O titular da Seduc foi um dos palestrantes da solenidade de abertura da Semana Global do Empreendedorismo que no Amazonas foi promovida nesta segunda-feira (18) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com a palestra “Empreendedorismo e o papel da educação pública no Amazonas”, Rossieli Silva, apresentou um panorama do sistema público estadual de educação, dando ênfase às ações institucionais de estímulo ao empreendedorismo que são difundidas nas escolas públicas estaduais.

Iniciativas – Ações como os programas “Pró-Engenharias”, “Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI)” e “Amazonas Bilingue” foram citadas pelo secretário como algumas das iniciativas viabilizadas pelo Governo do Estado, via Seduc e órgãos parceiros, que procuram favorecer e potencializar o senso empreendedor dos estudantes.

“Paralelo à grade curricular procuramos, em nossas escolas, trabalhar temas transversais e desenvolver programas que enriquecem a formação dos estudantes. No rol de ações que favorecem o senso empreendedor, desenvolvemos o ‘Pró-Engenharias’, o ‘RH-TI’ e o ‘Amazonas Bilingue’ que chega aos estudantes do ensino médio; destacamos também o projeto ‘Eureka, além do ‘Programa Ciência na Escola (PCE)’ que, aplicado também com o ensino fundamental, aguçam o potencial investigador e científico de nosso alunado”, citou o secretário.

Rossieli Silva lembrou que uma série de projetos relacionados ao empreendedorismo também são aplicadas pelas escolas. Projetos estes que ganharão grande impulso com a ‘Semana Global’. “Motivaremos nossas unidades de ensino a intensificarem essas atividades e no decorrer desta semana cadastrar seus projetos no portal www.semanaglobal.org.br para compartilhar suas experiências educacionais”, disse o secretário.

Transimissão via satélite – Promovida no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a solenidade de abertura da Semana Global do Empreendedorismo foi transmitida via satélite pela Seduc, via Centro de Mídias de Educação para todos os municípios do Estado. As formações que serão realizadas no espaço do TCE no decorrer da semana também serão transmitidas pelo mesmo sistema que chega a 2,4 mil comunidades rurais do interior do Amazonas.

Semana Global – A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que busca fortalecer a cultura empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas para que possam empreender. Deste movimento, participam mais de 130 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Só no último ano, a Semana Global mobilizou, no Brasil, mais de 1,6 milhão de pessoas, com quase quatro mil atividades.

A principal característica do movimento é convidar pessoas e organizações envolvidas com empreendedorismo a serem parceiras da causa e criar atividades sobre o tema. Os interessados podem cadastrar suas atividades no site www.semanaglobal.org.br  que depois servirá ao público como uma grande agenda.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.