Escola estadual Joana Rodrigues auxilia desenvolvimento e inclusão de estudantes especiais

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Localizada no bairro da Glória, na zona oeste de Manaus, a escola Joana Rodrigues Vieira, da rede de ensino do Governo do Amazonas, atua, desde o ano de 1982, de forma destacável no segmento de educação especial atendendo a estudantes com deficiência visual. Ao trabalhar de forma diferenciada, além de favorecer o desenvolvimento físico e psicológico dos alunos, os vários projetos aplicados pela escola estão contribuindo com a inclusão social destes na sociedade.

“A fim de proporcionar condições para que os alunos desenvolvam sua autonomia e independência de acordo com as próprias limitações, bem como fazer com que adquiram conhecimentos gerais e normas de vida, nossos 26 professores os ajudam a ser independentes e aceitarem-se, para que, igualmente, sejam aceitos pela sociedade”, diz a gestora da escola, professora Cláudia Guedes. Segundo ela, todos os professores que atuam na instituição são graduados e com especialização ou cursos específicos voltados para a área de educação especial.

Cláudia Guedes afirma que as atividades realizadas com os alunos incluem programações e projetos em ambientes diferenciados. “Esses projetos são aplicados em Salas de Recursos, que proporcionam aos alunos maior facilidade no aprendizado por meio de jogos e dinâmicas, e em Salas de Reeducação Visual, onde a comunidade escolar aprende a utilizar e potencializar o resíduo visual que possui (de 5% a 15% de sua visão)”, informou Cláudia Guedes.

Na escola também são desenvolvidos muitas outras iniciativas de inclusão e aprendizagem, tais como o projeto “Atividades da Vida Autônoma e Social” que estimula a independência das crianças, orientando-as a como se vestir, cozinhar e passar a roupa e também o programa de Orientação e Mobilidade (OM) para os deficientes visuais, o qual ensina as técnicas de como utilizar bengalas, para que tenham autonomia física (locomoção). “Além disso, os alunos fazem teatro, educação física e possuem uma biblioteca com livros em braile”, disse a gestora.

Localizada na rua Lourival Muniz, no bairro da Glória, e pertencente à Coordenadoria Distrital 4 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola estadual Joana Rodrigues Vieira é mantida pelo Governo do Estado e funciona nos turnos matutino e vespertino, com turmas de Estimulação Visual e Estimulação Motora Precoce (atendendo a crianças de 0 a 3 anos de idade com funções comprometidas); Estimulação Essencial I e II (que atende crianças acima de 3 anos de idade com suas funções essenciais comprometidas); Educação Pré-Escolar I, II e III e Ensino Fundamental (1°, 2° e 3° anos do 1° Ciclo).

Matrículas – Interessados em matricular dependentes na escola podem obter informações pelo telefone 3625-0609.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.