Amazonas – Com o objetivo de capacitar e debater os principais desafios e necessidades da administração pública municipal do Estado, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) promoveu na manhã desta quarta-feira, 18, a abertura do Encontro Amazonense de Gestores e reuniu prefeitos, vereadores e secretários municipais de diversos municípios.
Com a presença de representantes da Presidência da República e diversos ministérios, a ocasião foi uma oportunidade dos gestores municipais estreitarem os relacionamentos com o Governo Federal.
Para o presidente AAM, Andreson Cavalcante, o encontro viabiliza a valorização da população, através da instrução dos gestores, levando a eles o caminho do diálogo entre as esferas públicas. Ainda segundo ele, o governador Amazonino Mendes tem um olhar diferenciado para o interior do Amazonas e, por isso, está otimista quanto às futuras articulações.
“A associação tem a preocupação de ter o contato com a população através de seus gestores, por isso promove esse ano o segundo Encontro de Gestores para capacitar os técnicos de toda a gestão, facilitando o acesso ao Governo do Estado e ao Federal. Esse encontro também é para estreitar o relacionamento, mas também debater as particularidades do Amazonas.
Em momento de crise, é obrigação do gestor fazer mais com menos, essa é a conta, e para isso precisamos saber o caminho e a Associação é esse instrumento de diálogo , de interlocução com os órgãos. O diálogo com o Governador será constante, pois ele é do interior, e gosta disso”.
Realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, o evento contou com a presença do secretário da Casa Civil, Sidney Leite, que na ocasião representou o governador do Amazonas, Amazonino Mendes.
O gestor fez questão de salientar que a nova administração busca unir forças para ajudar e prestar serviços de qualidade e com responsabilidade ao interior. O Encontro continua durante esta quinta-feira, 19, a partir das 9h.
“Os municípios precisam da contribuição do Estado. Em alguns municípios temos problemas de estrutura em hospital, como a questão de ambulância, como também na área de segurança que precisa ser rediscutida, reorganizada. Alguns reivindicam ações na educação e também no sistema viário, como é o caso de Parintins, Maués e Manacapuru.
“Com certeza vamos conseguir enfrentar esses desafios, pois essa é a orientação do Governador, que já nos deu carta branca para fazer estudos para que possamos interagir com os municípios, buscar articulação e fortalecer essa relação. O Governador tem essa compreensão, pois precisamos tirar o pacto federativo do discurso e colocar em prática”, destacou Leite”.
Presidência
Pela primeira vez no Estado, o representante do presidente Michel Temer e Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paulo Câmara, destacou que o Amazonas tem uma geografia bastante característica e que o Governo Federal está disposto a fazer parcerias para que os municípios possam progredir através de boas iniciativas.
Desta forma, o encontro articulado pelo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), João Medeiros Campelo, enquanto era presidente da AAM, é visto com perspectivas de investimentos.
“Primeiro parabenizo a Associação pela iniciativa e isso serve de exemplo para outros estados. A palavra de ordem se chama gestão, pois o País atravessa um momento de crise, mas vem se recuperando e isso vem de forma gradativa. A dificuldade que hoje eu tenho na secretaria é identificar bons projetos para que os recursos possam ser alocados, tendo em vista que mais de 70% dos prefeitos são novos.
Quando acontece um encontro desse é algo maravilhoso. Neste momento, por exemplo, ocorre o orçamento geral da União, onde muitos prefeitos estão buscando recursos para seus municípios. O Amazonas é uma parte diferenciada do País e precisamos entender isso, pois um País melhor será quando tivermos municípios melhores e mais fortalecidos”, afirmou.
Municipalismo
O prefeito de Lábrea, Gean Barros, fez questão de salientar que através da capacitação é possível abrir um leque de oportunidades ao município e gerar parcerias importantes, que vão de encontra às necessidades da saúde, segurança e educação. Atualmente, o município tem 45 mil habitantes e a economia é baseada em três pilares: pesca, agricultura de várzea e o setor moveleiro.
“É o meu terceiro mandato no município e a gente recebe com muita expectativa esse Encontro, pois temos muitas demandas, principalmente da questão técnica. Acreditamos que a partir do momento que a gente solucionar isso, teremos mais chances em conquistar projetos, programas e parcerias públicas, federais e demais. Nós estamos apostando no novo governo, pois não estamos falando de um governo qualquer, pois com experiência e sabedoria será possível conduzir da melhor forma. Acreditamos que aqui teremos uma resposta para diversas situações”, disse.
Há nove meses à frente de Carauari, Bruno Luís Ramalho, avalia com entusiasmo poder discutir com outros prefeitos a realidade de cada município. “Eu estou aqui, principalmente, para aprender minhas atribuições. Tenho dúvidas e precisamos aprender novas técnicas e mecanismos. Vejo com importância essa ação e queremos saber como potencializar aquilo que temos de melhor”, disse.
Amazonianarede-Assessoria /AAM