Encontro busca construir propostas para educação na Amazônia Legal

(Foto: Ascom)

Terminou nesta terça-feira, 03, o I Encontro Técnico sobre a Educação na Amazônia Legal, que reuniu representantes do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), dos Conselhos de Educação do Estado e Município, além de representantes da sociedade civil, dos governantes e da iniciativa privada com o objetivo de discutir os desafios e avanços da educação na região.

O evento foi realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef e estava acontecendo desde a última segunda-feira no Hotel Manaus Express, Conjunto Vieralves. Construir um plano de trabalho coletivo para fortalecer o Direito de Aprender de meninas e meninos, com ênfase nos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e do campo foi o grande desafio do Encontro, estimulando várias discussões sobre o tema.

Unai Sacona, chefe da plataforma Amazônia do Unicef, afirma que este momento é muito importante para construção da proposta. “A ideia deste encontro é verificar a partir do olhar e das experiências dos representantes da educação dos nove estados que compõem a Amazônia Legal o que podemos eleger como ações prioritárias e possíveis, que possam ser realizadas em parceria com o UNICEF, para que eles possam fortalecer a educação de meninas e meninos dentro da Amazônia legal”, disse Unai.

No decorrer atividade foi falado sobre o direito ao acesso, ou seja, o direito que determina que crianças devem estar dentro de sala de aula, direito a permanência dentro das escolas públicas, o direito aprender na idade certa, diminuindo os índices evasão escolar, o direito a uma aprendizagem de qualidade, entre outros.

O secretario Pauderney Avelino ressaltou que um dos feitos mais importantes na administração municipal é o Programa de Alimentação Escolar que tem provocando efeitos positivos na educação nas escolas da rede municipal de ensino.

“O programa foi implantado no início do letivo, com objetivo de diminuir a evasão escolar no município, oferecer bons hábitos alimentares e, sobretudo, oportunizar qualidade de vida aos nossos alunos que fazem parte da rede”, explicou o secretário.

Na oportunidade foi entregue pela equipe da Unicef ao secretário Pauderney Avelino, um certificado de honra ao mérito pelas ações realizadas em benefício da educação na rede municipal de ensino de Manaus.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.