Encontro Amazonas-França movimenta o mercado de bionegócios

(Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) e Embaixada da França no Brasil, realizou, nesta quinta-feira, 12 de setembro, o Encontro de Bionegócios Amazonas – França.

O evento teve como objetivo promover a interação entre empreendedores, pesquisadores e o mercado. O foco do encontro foi a área de biotecnologia voltada para os segmentos de fármacos, cosméticos e alimentos.

A abertura foi realizada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, e contou com as presenças do secretário de Ciência e Tecnologia do Acre (Sect-AC),Marcelo Minghelli, da diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, do adido de C&T da Embaixada da França no Brasil, Éric Bourland, do representante do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), Frederich Huynh, e do presidente da Comissão de C&T da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado José Ricardo Wendling.

Odenildo Sena ressaltou a importância do momento para se estabelecer novas parcerias e motivar o crescimento do mercado de bionegócios. “Ações como esta proporcionam uma excelente oportunidade para trocar experiências, fazer contatos estratégicos e negócios, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias”.

Segundo Éric Bourland, a ocasião é propícia para interagir e compartilhar o conhecimento. “Temos a oportunidade de trocar informações para melhorar as pesquisas nos dois mundos”, acrescentou.

Indicadores – Durante o evento foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secti-AM e Sect-AC para cessão do código fonte do Sistema de Indicadores Online de CT&I (SiON-AM) para o estado do Acre.

De acordo com o secretário Marcelo Minghelli, “o SiON é um instrumento que irá nos possibilitar maior e melhor visibilidade na área da pesquisa, para que possamos investir de forma consciente. É importante a parceria com secretárias que estão à frente de nós”, afirmou.

Palestras – O evento contou com palestras voltadas para a área de biotecnologia. Os primeiros assuntos abordados foram a “Biotecnologia e a inovação na vida moderna”, defendida por Stéphane Raud, do IRD. Na área de biocomésticos, apresentaram cases de suas empresas Victor Fernandes, diretor de Ciência e Tecnologia da Natura, seguida por Láuria Pinheiro, sócia-proprietária da Harmonia Nativa, e Florent Yvergnaux, diretor de P&D em Cosmética e Nutrição do Solabia Group, que frisaram a importância das parcerias para a obtenção de resultados positivos.

Na parte da tarde foram realizadas as palestras e os painéis na área de agroalimentos e fármacos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.