Empresários dos EUA sondam benefícios da ZFM

Manaus – O superintendente em exercício da Zona Franca de Manaus, Gustavo Igrejas, recebeu nesta quinta-feira (16), na sala de reuniões do gabinete da SUFRAMA, comitiva formada por empresários, acadêmicos e representantes governamentais do Estado de Nevada (EUA).

Acompanhado de coordenadores-gerais da autarquia e assessores, Igrejas explicou à comitiva a história do modelo ZFM, os incentivos fiscais ofertados e as principais contrapartidas exigidas, com destaque para o Processo Produtivo Básico (PPB), buscando atrair investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

Assessorada na reunião pelo advogado e consultor brasileiro Attila de Souza Leão, a comitiva foi composta pelo diretor-presidente da All Metal Maintenance Stands, Johnny Buscema; pelo presidente da Xtreme Green Products, Sanford M. Leavitt; pelo professor e diretor da Escola de Negócios e Finanças da Universidade de Las Vegas (UNLV), Mel Jameson; e pelos representantes do Escritório de Desenvolvimento Econômico do Governo de Nevada, Kristopher Sanchez e Enrique Mazon Jr. Pelo lado americano, o objetivo da visita foi apresentar as condições para negócios no Estado de Nevada e, de igual forma, identificar oportunidades para que as empresas daquele Estado venham a se internacionalizar e obter maiores ganhos no mercado externo, sobretudo, em mercados próximos como a América do Sul.

A empresa All Metal MS trabalha com a fabricação de plataformas móveis para construção e manutenção de aviões e helicópteros, estando ligada exclusivamente à indústria aeronáutica. Atualmente, um dos seus principais parceiros comerciais é a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer). A demanda crescente da Embraer por plataformas para utilização na construção de seus aviões mais modernos, sobretudo nos novos modelos Cargo e Air-195, foi justamente um dos principais motivos apontados pelo representante da All Metal MS para estudar a implantação de uma fábrica na América do Sul, mais especificamente, no Brasil.

Já a empresa Xtreme Green Products atua na fabricação de veículos elétricos de duas e quatro rodas, totalmente ecológicos e ambientalmente corretos. Os veículos são destinados para utilização principalmente de forças policiais, corpos de bombeiros e empreendimentos agropecuários, entre outros grupos especializados, pois são veículos de menor porte e 100% “verdes” – sem ruídos e sem poluição.

Intercâmbio

Ao final do encontro, o superintendente Gustavo Igrejas agradeceu a visita e convidou a comitiva a participar da sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), em novembro. Ele disse também que, após o contato inicial, ambas as partes continuarão o intercâmbio de informações com o objetivo de acelerar a tomada de decisão quanto à implantação dos empreendimentos em Manaus. “Foi uma reunião bastante positiva. Os produtos fabricados pelas duas empresas são pioneiros e com certeza têm ótimas possibilidades de mercado no Brasil, portanto, temos total interesse em atrair esses investimentos vanguardeiros para o PIM. Os empresários aparentemente ficaram bastante satisfeitos com as informações que fornecemos e com o ambiente de negócios existente em Manaus. Da nossa parte, vamos fazer o possível para que o interesse se consolide na forma de projetos e as decisões sejam tomadas favoravelmente ao modelo ZFM e ao Brasil como um todo”, afirmou Igrejas.

(Texto/Foto: Diego Queiroz) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.