Emergentes ganham visibilidade

10-09osmyOsny Araújo*

Com a audiência prejudicada em função do jogo amistoso caça-níquel da Seleção contra o Equador nos Estados Unidos, o debate político entre os candidatos ao Governo do Amazonas, realizado ontem a noite pela TVEmtempo, foi marcado por propostas genéricas, em temas como saúde, segurança, educação, etc. e por trocas de farpas entre os debatedores.

A exemplo do debate anterior, realizado pela TV Acrítica, o jovem candidato Marcelo Ramos, do PSB, que ocupa uma cadeira de deputado estadual, mais uma vez teve a melhor desempenho e na opinião da maioria, foi sem duvida o vencedor do debate.

Outra novidade foi que os candidatos mais jovens e emergentes, como os deputados Marcelo Ramos e Chico Preto, evitaram sem nenhuma dúvida que o debate ficasse polarizado entre os dois principais candidatos, José Belo, (PSD), que tenta a reeleição e o senador Eduardo Braga (PMDB), que busca retornar ao Governo.

Talvez pelas normas estabelecidas pela emissora promotora do debate, com pouco tempo para explanações de projetos e propostas, o debate se resumiu em farpas e a apresentação de propostas genéricas, sem detalhamento, sem que os candidatos esmiuçassem como pretendem resolver os problemas que afligem o Estado e que são cobrados pela população. As respostas, sempre eram a smesmas”…nós vamos resolver…”

Braga, com toda a sua experiência e o currículo político que tem, começou partindo pra cima do governador Melo, e passou a enumerar dados considerados por ele como negativos no. Essas criticas essas chegaram a respingaram no ex-governador Omar Aziz, candidato ao Senado, chegando a afirmar que Melo é “um criador e vendedor de ilusões.

Marcelo Ramos procurou atacar Eduardo Braga, que comanda as pesquisas, sem esquecer melo, o mesmo ocorrendo com Chico Preto que atacou o Governo Melo, que não faz muito tempo o liderava na Assembléia Legislativa do Estado.

Melo que demonstrava certo nervosismo, se defendia das acusações, mostrando de forma genérica também, como pretende governar o Estado e atacar os problemas de frente, para oferecer mais segurança, educação, saúde, infra-instrutora e alinhavar progresso para o Estado.

Os principais embates no debate ocorreram entre os candidatos Eduardo Braga, José Melo e Marcelo Ramos, que atacou os dois principais candidatos que no replica se defendiam das acusações e dentre as propostas para governar o Estado, Braga e Melo, demonstram muita preocupação em levar o desenvolvimento para o interior do Estado.

Com relação a Marcelo Ramos que na opinião popular vence o debate, o candidato, formado em direito que já foi vereador de Manaus e agora é deputado estadual, apresentou um discurso sólido e inovador, mas que por questões culturais certamente não vai decolar nestas eleições, embora deva colher muitos votos.

Na verdade, Marcelo, com a juventude que tem e o discurso inovador e transformador que pratica, está iniciando a construção de uma estrada política que deverá ter muito futuro eu quem sabe, o prognóstico da candidata a presidência da República, Marina Silva, se torne realidade: “O Marcelo vai ser governador”.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected][email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.