Em São Januário lotado, Vasco vence e empata em pontos com líder Ceará

Vasco chega
Vasco chega
Vasco chega

Rio – Demorou, mas o Vasco, enfim, alcançou o Ceará. Em um jogo com festa da torcida, o time foi bem e venceu o ainda líder Ceará por 2 a 0, em São Januário, gols de Kleber e Douglas. O resultado fez o Vasco chegar aos mesmos 31 pontos do Ceará na liderança da Série B. Mas, devido ao número de vitórias (9 a 8), o clube cearense mantém a primeira posição.

A partida teve lotação esgotada no estádio e, também, brigas do lado de fora devido a defensores do presidente Roberto Dinamite, que deixa o cargo terça-feira, e Eurico Miranda, candidato pela oposição do clube.

Na próxima rodada da Série B, o Vasco vai enfrentar o Vila Nova, fora de casa, terça-feira, em Brasília. Já o Ceará recebe ABC, no Presidente Vargas, também na terça-feira.

O jogo

Caldeirão cheio, torcida animada. O clima era amplamente favorável ao Vasco. Mas foi o Ceará que começou mais perigoso, tentando aproveitar jogadas agudas pelas pontas. Aos seis minutos, Helder Santos foi à linha de fundo, cruzou para a área e Martín Silva espalmou para frente. Mas a bola bateu em Douglas Silva e quase entrou no próprio gol, assustando a torcida.

O jogo era bem disputado, com entradas mais ríspidas e provocações até certo ponto desnecessárias. Rodrigo, do Vasco, perdeu a cabeça e deu um pontapé em Bill fora do lance de jogo. Acabou recebendo só amarelo e pôde ver do campo Carlos Cesar ir à ponta direita do ataque e cruzar para a área. A bola resvalou na mão esquerda de Helder Santos e o árbitro viu ali pênalti.

Aos 14 minutos, Douglas ajeitou a bola com capricho, bateu até bem, mas Luis Carlos foi no canto esquerdo inferior e tocou na bola com a ponta dos dedos. Caprichosamente, ela ainda beijou a trave esquerda do Ceará e se afastou do gol. Boa chance perdida pelo Vasco.

O pênalti desperdiçado, no entanto, não abateu o Vasco. O time continuou em cima, em busca do primeiro gol. Nem Magno Alves, vice-artilheiro do Brasil com 26 gols na temporada, assustava. Era um jogo do Vasco. Tanto que a vantagem não tardou.

Aos 20 minutos, Marlon avançou pelo lado esquerdo e cruzou para a grande área. No bate-rebate entre zaga e ataque, a bola sobrou limpinha para Kleber. Em um sem pulo, o Gladiador bateu bem, para o fundo da rede, e marcou seu primeiro gol em São Januário com a camisa cruzmaltina. 1 a 0.

A festa aumentou na arquibancada, em uma Colina lotada de torcedores e com presença até de famílias. A bola passava por Douglas com contância, que estava longe de qualquer abatiamento com o pÊnalti perdido. Aos 29 minutos, ele cobrou falta na cabeça de Douglas Silva, mas o desvio fez a bola passar muito perto do goleiro Luis Carlos. Só dava, mesmo, Vasco. E assim se encerrou o primeiro tempo.

Diante da ampla superioridade vascaína, Sérgio Soares tirou Nikão e colocou Michel para tentar melhorar a criatividade do meio de campo. Até que o Ceará, bicho papão da Série B, melhorou. Mas era pouco diante do volume apresentado pelo Vasco com Douglas em tarde inspirada.

Aos 11 minutos, o camisa 10 se redimiu do pênalti perdido. Em falta na entrada da área, ele cobrou bem, no cantinho esquerdo de Luis Carlos, que ainda tocou na bola, mas não deu. Vasco 2 a 0, com folga no placar. De imediato, Sérgio Soares fez mais duas trocas para tentar mudar o panorama: Saíram Magno Alves e Eduardo para as entradas de Gil e Lulinha. Pouco adiantou.

Mais relaxado, o Vasco controlava bem a partida e apostava no contra-ataque para tentar matar o jogo de vez. Aos 27 minutos, Douglas, de novo ele, cobrou falta na área e Edmilson, que substituíra Guilherme Biteco, se antecipou bem à zaga, mas foi mal na conclusão, de cabeça, para fora. O jogo, então, ficou morno dentro das quatro linhas e ainda mais festivo fora dela. Fim de jogo, Vasco, enfim, no topo da tabela. Agora com pontuação igual à do Ceará.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 2X0 CEARÁ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de agosto de 2014
Horário: 16h20
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza e Rafael Trombeta (ambos do PR)
Cartões amarelos: Carlos Cesar, Rodrigo e Douglas (VAS) e Samuel Xavier, Michel e Anderson (CEA)
Gols: Kleber (VAS), aos 20 minutos do primeiro tempo e Douglas (VAS), aos 11 minutos do segundo tempo.
VASCO: Martín Silva; Carlos Cesar, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Fabrício, Dakson, Dakson (Jhon Cley) e Douglas (Montoya); Guilherme Biteco (Edmilson) e Kleber
Técnico: Adilson Batista
CEARÁ: Luis Carlos; Samuel Xavier, Anderson, Sandro e Helder Santos; João Marcos, Ricardinho, Eduardo (Lulinha) e Nikão (Michel); Bill e Magno Alves (Gil)
Técnico: Sérgio Soares

Amazonianarede – ESPN

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.