Em Roraima, Bombeiros resgatam garimpeiro após 16 dias na selva

10-05boavistaCaracaraí, RR – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) resgatou com vida o garimpeiro Cícero Rodrigues da Silva, 60 anos, após 16 dias na mata, na região do Itã, município de Caracaraí – a 141 km de Boa Vista. A operação exigiu um trabalho minucioso da equipe de busca e salvamento, coordenado pelo Comando Operacional do CBMRR.

Cícero Rodrigues da Silva se encontrava numa região de difícil acesso, a 36 horas de caminhada do ponto mais próximo, que é acessado apenas por motos. Ele e outros garimpeiros montaram um acampamento no meio da mata para servir de base à atividade que desempenhavam.

Quando parte da equipe que se encontrava com ele decidiu sair da região, Cícero optou por ficar mais alguns dias no acampamento. Após oito dias, ele não apareceu e foi então que seus companheiros decidiram ir até o local para buscá-lo.

Quando chegaram ao acampamento, não o encontraram. Eles iniciaram uma busca pelas proximidades e conseguiram localizá-lo, inconsciente com um ferimento no pé direito em avançado estado de decomposição. Alguns companheiros ficaram com Cícero na mata e outros retornaram à Vila do Itã para buscar ajuda. De lá, eles acionaram o Corpo de Bombeiros, na última terça-feira, 06 de maio. Na oportunidade eles também solicitaram ajuda no posto de saúde da Vila. Um profissional foi com eles até o local para iniciar os primeiros socorros. Cícero Rodrigues foi medicado, e recebeu um curativo no pé.

Quando foi na quarta-feira, a equipe comandada pelo sargento Silva chegou ao local onde se encontrava Cícero. Em razão da complexidade do caso, já que Cícero estava impossibilitado de andar, o sargento retornou à Vila do Itã, na quinta-feira, e solicitou apoio aéreo do Comando Operacional do CBMRR.
Na quinta-feira, o Comando Operacional conseguiu a liberação do helicóptero para iniciar a operação de salvamento nas primeiras horas de sexta-feira. Os tenentes Joseney Freitas e o tenente Estevam dos Santos foram designados para coordenar a operação de salvamento.

De acordo com o tenente Joseney, assim que chegaram ao Itã, iniciaram o sobrevoo para tentar localizar a equipe e a vítima, mas a mata era muito fechada e a copa das árvores muito alta. “Pegamos um morador da região para tentar achar a localização, mas foi muito difícil, porque não tínhamos as coordenadas exatas do local. Fizemos alguns sobrevoos pela manhã e no final da tarde achamos”, disse.

Depois de localizada a equipe em terra, o tenente informou que foi lançado um rádio de comunicação para os bombeiros. “Passamos todas as informações necessários, mas em razão do avançar das horas, não tínhamos como prosseguir no resgate em razão dos riscos para a nossa equipe e para o senhor Cícero” disse.

Às 7 horas deste sábado, o tempo abriu na região e foi iniciado o resgate do senhor Cícero Rodrigues. A pedido do piloto foi aliviado o máximo de peso possível. Apenas o tenente Estevam ficou no helicóptero para realizar o salvamento.

Conforme explicou o tenente Joseney, o piloto baixou o helicóptero o máximo que pôde e ficou bem próximo ao solo. “O terreno era muito acidentado e não dava para pousar, os bombeiros embarcaram rapidamente o senhor Cícero. Foi um trabalho em equipe, que contou com uma destreza muito grande do piloto. Qualquer erro numa situação dessas, teria comprometido todo o trabalho. Felizmente tudo saiu como planejado”, disse.

Cícero Rodrigues foi trazido para Boa Vista e está hospitalizado no Hospital Geral de Roraima. Ele informou à equipe do Corpo de Bombeiros, que após ficar sem alimento no acampamento, saiu para procurar algo para se alimentar, e acabou ferindo o pé. Em razão da falta de alimentação e das dores que sentia, acabou desmaiando.

Os bombeiros e os companheiros de Cícero Rodrigues, não foram retirados em razão do alto risco, e retornarão à Vila do Itã caminhando.

Fonte: Corpo de Bombeiros RR

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.