Manaus,AM – Pesquisa mensal realizada pelo IBGE no Comercio, revela que o comércio varejista em Manaus cresceu 0,7% em janeio deste ano, em relação a em relação a dezembro de 2016. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produtos como material de construção e veículos ajudaram para a melhora do indicador do comércio varejista ampliado.
Em comparação a outros estados, o Amazonas teve o décimo melhor resultado, segundo o IBGE. Com relação aos 12 últimos meses – fevereiro de 2016 a janeiro de 2017 – o estado teve o quarto melhor resultado. Já em comparação com o mês de janeiro de 2016, o comércio varejista registrou queda de 4,1%.
No acumulado dos últimos 12 meses, segundo a pesquisa, o volume de vendas no comércio varejista do estado do Amazonas registrou, em janeiro de 2017, uma queda de 9,9%, em comparação aos 12 meses imediatamente anteriores, o que representa a 7ª maior queda dentre as unidades da federação.
No comércio varejista ampliado que leva em consideração as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas do setor no estado do Amazonas registrou queda de -1,6% em janeiro de 2017, se comparado com o mesmo mês de 2016.
Ao comparar, o resultado negativo do comércio varejista que não leva em consideração essas atividades, pode-se concluir que tais atividades tiveram um peso significativo em seu resultado do mês de janeiro. No entanto, a variação acumulada anual nos últimos 12 meses ainda segue com resultado negativo, de -10,3%.
Amazonianarede-IBGE