Belém, PA – Comer peixe está cada vez mais caro em Belém e região metropolitana. A informação foi divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA).
Segundo pesquisa realizada pelo órgão semanalmente nos supermercados da capital paraense, no primeiro semestre de 2014, os aumentos foram maiores que o índice previsto para a inflação, estimada em aproximadamente 3,79 %, para o período.
O acompanhamento do Dieese/PA leva em conta os locais de vendas, as espécies comercializadas e a forma de comercialização (de forma inteira, sem cabeça, em postas e até filétados).
Dentre os pescados comercializados de forma inteira, o maior reajuste verificado foi no quilo do Filhote, com alta acumulada de 31,97%; seguido da Gurijuba (20,08%) e Camurim (16,73%). O Filhote também lidera entre os pescados comercializados em postas: o quilo do peixe teve alta acumulada de 13,74%.
Já entre os pescados comercializados de forma “filétada”, o maior reajuste também ficou por conta do filé de Filhote, com alta de 29,64%. O kg da Pescada Amarela comercializada sem cabeça custou em média no mês de junho R$ 29,15, com reajuste acumulado de 2,17%.
Fonte: DOL, com informações do Dieese/PA