Em avaliação pelo MEC, Amapá está entre os 9 estados com pior desempenho no Ideb

08-09apMacapá, AP – Com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado anteontem, pelo Ministério da Educação, o Brasil superou as metas na educação propostas pelo MEC, mas em nove redes estaduais, os índices ficaram abaixo da meta projetada, entre eles Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal.

No Ensino Médio,16 redes estaduais pioraram a nota em relação ao índice anterior. No Amapá, o índice caiu de 3,0 para 2,9.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O Ideb mostra que 60% das redes públicas do Brasil estão abaixo da meta nos anos finais do fundamental.

Considerando só as redes estaduais, só 41,8% dos estados atingiram a meta do Ideb 2013 nos anos finais do fundamental. Considerando só as redes municipais, só 35,8% delas atingiram a meta.

O índice leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. A expectativa para os últimos anos do ensino fundamental na rede pública, referentes ao 6º, 7º, 8º e 9º anos, é de que o índice chegue a 5,2 pontos no ano de 2021. Em 2013, o Ideb alcançado pela rede pública neste ciclo de ensino foi 4,0, abaixo da meta projetada para o ano de 4,1.

Fonte: Diário do Amapá

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