Em abertura do ano letivo, prefeitura anuncia a construção de novas escolas na Zona Rural

16-10letivoManaus – A rede municipal de educação abriu oficialmente nesta sexta-feira, 16, as atividades do ano letivo de 29 escolas localizadas no Rio Negro.

A abertura das aulas foi na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. O calendário escolar destas escolas é diferenciado em virtude da cheia e vazante do rio.

As aulas na Divisão Distrital Zonal Rural começam em janeiro e seguem até outubro, sem recesso no meio do ano. Ao todo, a DDZ Rural, da Semed, possui 87 escolas, divididas em 36 escolas na área rodoviária (BR-174 e AM-010), 29 no Rio Negro e 22 no Rio Amazonas.

Esta foi a primeira vez que as escolas da zona rural têm abertura oficial do ano letivo. Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, anunciou projetos e obras para as unidades de ensino da área. Entre eles, a construção e reforma de 20 escolas municipais.

Michiles informou ainda que serão construídos alojamentos para os professores e adquiridas embarcações mais rápidas para o transporte deles. “Precisamos oferecer condição de alojamento para os professores, pois as escolas não têm um local para eles ficarem quando chegam das viagens para dar aula. Vamos iniciar ainda este ano um programa de construção destes espaços, assim como os barcos específicos. Eles farão o transporte mais rápido para os professores para que não haja prejuízo nas aulas por conta de atrasos que acabam prejudicando a qualidade da educação”, destacou.

O secretário lembrou que a zona rural necessita de atenção diferenciada devido as suas peculiaridades e logística. “Nós temos 13 mil alunos na zona rural, em escolas espalhadas pelas comunidades. É uma situação diferenciada. Isso requer uma logística especializada, uma atenção especial e não podemos deixar que a qualidade da educação na zona rural seja prejudicada por essa logística. O prefeito Arthur Virgílio Neto tem a preocupação constante de mostrar que a educação na zona rural é tão importante quanto a da zona urbana”, afirmou.

Para a chefe da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, a realização de um evento de abertura do letivo foi um incentivo aos professores e alunos da Divisão. “É um momento muito importante, um marco para a zona rural, para a educação do campo e isto motiva os educadores e os alunos”, opinou.

O professor de matemática, Vivaldo Grillo Padron Filho, comemorou o anúncio de investimentos na estrutura e nas condições de trabalho dos educadores da zona rural. “Nós da zona rural já somos esforçados e vamos nos esforçar ainda mais para alcançarmos nosso objetivo principal, que é a melhoria do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o aprendizado dos alunos.

Sabemos que sem educação não conseguimos nada e com esses investimentos anunciados pelo secretário, acredito que 2015 será um ano melhor para a educação. Já trabalhei em comunidades mais distantes e sei que esse investimento no transporte e no alojamento será uma coisa muito boa”, finalizou.

Texto: João Pedro Figueiredo – Foto: Rodemarques Abreu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.