
Amazonas – Como era esperado, a eleição suplementar para o governo “tampão” do Amazonas , bateu Record de abstenção, face a descrença do eleitorado na classe política. Dessa forma, segundo informações do TRE, mais de meio milhão de eleitores nãocmparecera, às urnas nesste domigo, além de 12,33 % de votos nulos e 3,49% em branco.
O primeiro turno teve 569.501 (24,35%) de abstenção, eleitores que deixaram de votar. Votos brancos somaram 61.826 (3,49%) e votos nulos, 218.201 (12,33%). Ao todo foram 1.489.358 (84,17%) votos válidos.
O presidente do TRE-AM, desembargador Yedo Simões, afirmou que a falta de gratuidade no transporte público coletivo não teve influência no volume de eleitores faltosos na votação. As dificuldades logísticas no interior do Amazonas foram apontadas como principais fatores para índice de abstenção.
“Essa eleição é atípica, exclusiva para governo do estado e fora época, que atinge todo estado do Amazonas. Temos comunidades distantes, e na eleição de 2016 eram milhares de candidatos a vereador, todos eles trabalhando para evitar essa abstenção. Nessa eleição só tinham candidatos ao governo e eles não conseguiriam atingir todas as comunidades.
Houve um trabalho da Justiça Eleitoral no chamamento ao eleitor. O transporte gratuito não houve nenhuma influência porque o eleitor está localizado no próprio local onde reside. Eu penso que essa abstenção está dentro da normalidade e dentro da média nacional”, avaliou Yedo Simões.
Amazonianarede-TRE