Educação é debatida entre estudantes, professores e comunidade

Manaus – Envolvendo estudantes, professores, técnicos e comunitários, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está finalizando nesta semana os encontros de discussão denominados ‘pré-conferências de educação’. As reuniões que já foram realizadas na esfera das escolas públicas estaduais no início de junho foram promovidas nesta terça-feira, 25 de junho, nas sete coordenadorias distritais da capital.

As pré-conferências realizadas pelas coordenadorias da Seduc reuniram os delegados eleitos pelas escolas e envolveram estudantes, comissão de pais e responsáveis, professores e gestores escolares. Os trabalhos buscaram favorecer o debate democrático sobre temas relacionados à Educação e caracterizaram-se como um momento preparativo para a conferência estadual programada para acontecer no próximo mês de agosto em Manaus.

Segundo o representante da Seduc no comitê de mobilização da conferência estadual, professor José Luiz Braz Melgueiro, os debates foram proveitosos e serviram para suscitar junto à sociedade uma discussão ampla sobre Educação. “Foi um trabalho feito com as bases onde foram dadas oportunidades para que as pessoas analisassem, avaliassem e sugerissem melhorias para as redes de ensino. Estes debates, com a contribuição da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, foram promovidos em todos os municípios do Amazonas”, informou o professor.

Braz Melgueiro explicou que as pré-conferências realizadas nas escolas públicas estaduais e também nas coordenadorias distritais foram norteadas pelo tema “O Plano Nacional da Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. O mesmo tema será norteador da conferência nacional de educação, programada para ocorrer em 2014.

Participação popular – Um dos pontos de destaque nas pré-conferências realizadas no Amazonas foi a participação maciça de estudantes e seus responsáveis. Eleitos como delegados em suas escolas de origem, a classe fez questão de estender sua participação aos debates realizados nos distritos educacionais.

“Acredito que debates levam a melhorias e que podemos avançar bastante por meio do diálogo. Esta é a segunda vez que participo da conferência e pretendo contribuir outras vezes”, disse Anderson Silva, 28, pai de aluno e participante da pré-conferência do Distrito 1 da Seduc, ocorrida nesta terça-feira (25) no Instituto de Educação do Amazonas-IEA.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.