Edição 2014 da Copa Arthur Neto de Jiu-Jítsu termina neste domingo com disputas na categoria Absoluto

07-12bergaoManaus – Aproximadamente dois mil atletas passaram pelo tatame montado no Ginásio Poliesportivo Ninimberg dos Santos Guerra, o “Bergão”, no bairro São Jorge, zona Oeste, durante a manhã e tarde deste sábado, 6, no primeiro dia de competições da edição 2014 da Copa Arthur Neto de Jiu-Jítsu, que se encerra neste domingo, 7, com disputas nas faixas azul, roxa, marrom, preta e Absoluto.

Organizado pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), o torneio conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). As lutas tiveram início às 9h e seguirão até o fim da tarde deste domingo, quando os vencedores receberão medalhas e premiação em dinheiro.

“A Copa Arthur Neto é realizada todo ano em homenagem ao nosso prefeito, que é faixa vermelha, um dos precursores da arte suave na nossa cidade. É impressionante ver que dois mil e duzentos atletas se inscreveram para uma das mais tradicionais competições do Estado”, declarou um dos diretores da FJJAM, Orley Lobato.

Ex-presidente da FJJAM, o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, acompanhou de perto as disputas durante toda a manhã de sábado, quando atletas da faixa branca e graduados, pertencentes a 80 academias de jiu-jítsu da cidade, disputaram entre si a premiação do campeonato, que vai desde medalhas à quantia em dinheiro, chegando até R$ 1 mil.

“É importante incentivar essas crianças desde cedo para a prática de esportes, pois por meio de modalidades como o jiu-jítsu elas passam, desde muito cedo, a adotar a disciplina e o respeito no dia a dia. São benefícios que vão além do bem-estar físico”, enfatizou.

Futuro promissor

Faixa verde, a atleta Brenda Silva, 15, integrante da Associação Monteiro, sagrou-se campeã na categoria de 14 a 15 anos e conquistou a medalha de ouro para a academia. “É a primeira vez que disputo com a faixa verde, foi uma grata surpresa. Venci duas lutas e consegui a medalha. Não esperava, mas estou muito contente”, disse.

Já Ricardo Guimarães, 15, faixa verde, pertencente à academia Game Fight, garantiu a medalha de prata após perder na final para Natanel Jackson, 15, do Projeto Nandinho, mantido pela Polícia Civil do Estado.

Ricardo é tricampeão do mundo de jiu-jítsu pela categoria Peso Pluma. Seu último mundial foi conquistado em São Paulo, no ano passado. “É uma satisfação muito grande fazer parte desta competição que reúne atletas com excelente nível técnico. Com o resultado de hoje (sábado), me sinto mais forte para buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas que adquiri ao longo dos anos”, argumentou.

O pai e técnico do atleta, Ricardo Guimarães, 39, contou que seu filho começou a praticar jiu-jítsu aos três anos, após recomendação médica. “Meu filho era muito pequeno e o médico sugeriu que ele praticasse algum esporte ligado a lutas para auxiliar no desenvolvimento dele. Nem imaginávamos que ele chegaria onde está. Estou muito orgulhoso”, finalizou.

Foto: Antônio Lima \ Semjel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.