Economia do país cresce 0,6% no 1º tri, abaixo do esperado pelo mercado, diz IBGE

Brasília – A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Em relação ao primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi de 1,9%.

Em valores correntes, o PIB alcançou a marca de R$ 1,11 trilhão.

Os dados vieram abaixo do crescimento esperado pelo mercado (0,9%). Nos últimos meses, o governo não tem feito previsões sobre os indicadores econômicos para evitar críticas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o destaque do crescimento da economia no 1º trimestre foi a agropecuária, com alta de 9,7%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor registrou alta de 17%, a maior desde o início da série histórica do IBGE, que teve início em 1996.

Por outro lado, com queda de 0,3%, a indústria demonstra que ainda patina, mesmo com diversos incentivos do governo para o setor.

O consumo das famílias, que estava segurando o crescimento da economia do país nos últimos trimestres, ficou praticamente estável (+0,1%) e prejudicou uma maior recuperação da economia no período.

Dentre os serviços, destacou-se o crescimento das atividades de administração, saúde e educação pública (0,8%), atividades imobiliárias e aluguel (0,7%), comércio (0,6%) e serviços de informação (0,3%). Já a intermediação financeira e seguros (0,1%) mostrou estabilidade. Outros serviços e transporte, armazenagem e correio caíram 0,5% e 0,9%, respectivamente.

O Produto Interno Bruto (PIB) foi divulgado nesta quarta-feira (29).

(BOL) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.