Dom Helder Câmara pode ser o quarto santo brasileiro

Dom Elder Câmara, poderá ser o quarto santo brasileiro
Dom Elder Câmara, poderá ser o quarto santo brasileiro
Dom Elder Câmara, poderá ser o quarto santo brasileiro

Recife – Na última terça-feira (27) foi iniciado o processo de santificação pelo Vaticano do Arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, falecido em 1999. O pedido foi assinado pelo atual Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e enviado para a Congregação para Causa dos Santos, em Roma, na Itália.

Em caso positivo, Dom Helder, conhecido também como o Dom da Paz por sua luta em prol dos desfavorecidos, dos presos políticos e dos direitos humanos durante o regime militar, poderá se tornar o quarto santo brasileiro canonizado pela Igreja Católica.

Biografia

Dom Helder nasceu no Ceará, e se tornou arcebispo de Olinda e Recife poucos dias após a instauração do Regime Militar em 1964. O religioso, que sempre foi protetor da parcela mais pobre da população, começou a questionar a condição miserável de agricultores nordestinos e a denunciar episódios de tortura durante a ditadura. Ficou conhecido como “Dom da Paz” por ter atuado fortemente em prol de presos políticos e dos direitos humanos.

Caso sua indicação para o santificado seja aceita, uma comissão será enviada pelo Vaticano para estudar textos escritos pelo religioso, a fim de comprovar suas “virtudes heroicas” e transformá-lo em Venerável Servo ao Senhor.

O passo seguinte será a beatificação, ou seja, deve ser comprovado que Dom Helder representava um modelo de comportamento para a sociedade. Só após a beatificação a canonização pode ser feita.

Amaazonianarede-NBN

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.