Dom Bosco dá show nos JEAs 2013

Com duas vitórias folgadas, os estudantes-atletas do Colégio Dom Bosco são destaques no basquete masculino Infantil (12 a 14 anos) da 36ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), disputado no Centro de Esporte e Lazer Ninimbergue Guerra, o “Bergão”, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto.

A equipe faz parta da chave “B”, que também tem C.E. Recanto da Criança, C.E. Adalberto Valle e Instituto Batista Ida Nelson.

O adversário do Dom Bosco foi o Centro Educacional Recanto da Criança, que foi derrotado por 40 a 6. Destaque para o cestinha da partida, o pivô Vitor, aluno do oitavo ano do Ensino Fundamental, que marcou a metade da pontuação total do Dom Bosco (20).

De acordo com o técnico do Colégio Dom Bosco, Maurício Grillo, o bom desempenho dos atletas deve-se ao fato de que eles também participam do Campeonato Amazonense na categoria Sub-15 e alguns participaram dos JEA’s do ano passado. “Praticamente é a mesma base que competiu em 2012, portanto, eles já estão entrosados”, declarou Grillo.

A vitória diante do C.E. Recanto da Criança garante o passaporte para as semifinais, já que o próximo adversário seria o Instituto Batista Ida Nelson, mas a escola perdeu o primeiro jogo Recanto da Criança por W x 0 e está automaticamente desclassificado.

Agora é esperar pelos primeiros colocados da chave “A”, composta por Centro Educacional La Salle, Ceti Garcitylzo do Lago e Silva, Colégio Militar de Manaus e Ceti Marcantônio Vilaça II.

Segundo o coordenador do basquete dos JEA’s, Charles Joseph Badr, 24 escolas participam do torneio.
“Este ano o nível técnico está mais elevado, apesar de algumas escolas terem desistido”, ressaltou o coordenador.

Os campeões do Infantil e Juvenil garantirão o direito de defender sua escola e o Amazonas nos Jogos Escolares da Juventude – em Natal (12 a 14 anos, de 5 a 14 de setembro) e Belém (15 a 17 anos, de 7 a 16 de novembro).

RESULTADO – MASCULINO INFANTIL 5 DE AGOSTO – CEL NINIMBERGUE GUERRA – INFANTIL MASCULINO

Ceti Marcantônio Vilaça II W x 0 Ceti Garcitylzo do Lago e Silva
Colégio Dom Bosco 40 x 6 C.E. Recanto da Criança

RESULTADO – MASCULINO INFANTIL 3 DE AGOSTO – CEL NINIMBERGUE GUERRA – JUVENIL MASCULINO

Ceti Marcantônio Vilaça II 1 x 38 E.E. Senador Petrônio Portela
C.E. La Salle 54 x 20 E.E. Professor Waldock Frick Lyra
Colégio Dom Bosco 56 x 21 E.E. Sólon de Lucena
Ceti Garcitylzo do Lago e Silva 0 x 52 Colégio Militar de Manaus

SOBRE OS JEA’s

Organizados pelo Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), os JEA’s reunirão 15 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos no período de 1 a 10 de agosto, em Manaus. Eles representam 320 escolas (estaduais, municipais e federais) de 31 municípios. A disputa acontece em 34 modalidades, sendo sete voltadas para Pessoas com Deficiência (atletismo, natação, goalball, estafeta, futsal, handebol e tênis de mesa).

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

Os JEA’s servem como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, evento organizado anualmente pelo Comitê Olímpico (COB) e que este ano acontecerão em Natal (12 a 14 anos, de 5 a 14 de setembro) e Belém (15 a 17 anos, de 7 a 16 de novembro).

(Fonte: Sejel)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.