Dois supermercados autuados durante blitz da Visa-Manaus

Os produtos são detalhadamente examinados pela fiscalização
Os produtos são detalhadamente examinados pela fiscalização
Os produtos são detalhadamente examinados pela fiscalização

Manaus – Durante uma blitz, fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) autuaram dois supermercados de Manaus durante uma fiscalização realizada nesta sexta-feira (17). De acordo com o órgão, os estabelecimentos foram multados por acondicionamento inadequado de alimentos.

As multas pelas infrações cometidas pelos dois estabelecimentos comerciais podem alcançar até 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

Os dois estabelecimentos autuados estão localizados na Zona Centro-Sul de Manaus. A fiscalização teve como foco os produtos perecíveis congelados e as mercadorias in natura – como frutas e verduras.

No bairro de Flores, o primeiro supermercado foi autuado por conta da exposição e venda de produtos hortifrutigranjeiros sem condições de consumo, além da inutilização de congelados, que estavam armazenados em câmaras de frio com defeito.

O segundo estabelecimento, localizado no conjunto Castelo Branco, no Parque Dez, foi atuado pela venda de produtos sem registro do órgão sanitário responsável, infração que é  prevista na legislação municipal.

A ação do Visa Manaus percorreu depósitos, salões de exposição de produtos e áreas de câmaras de frios onde foram observados os padrões técnicos de manutenção dos locais, incluindo a medição de temperatura para conservação das mercadorias que, quando não cumprida corretamente, pode comprometer a qualidade dos alimentos e se apresenta como ameaça a saúde dos consumidores.

“Em um dos casos, como bananas e mangas, foram identificados sem condições de consumo, sendo imediatamente retiradas do salão e inutilizadas pelos funcionários do supermercado. O mesmo procedimento foi adotado para alimentos embutidos, especialmente linguiças. Ao todo, foram 250 quilos de alimentos inutilizados”, completou Fábio Markendof, fiscal da Vigilância Sanitária, por meio de assessoria de imprensa. No estabelecimento do Parque Dez a ação de fiscalização identificou problemas na exposição dos produtos em prateleiras impróprias para a venda. Alimentos como queijo coalho e água de coco também foram inutilizados por não apresentarem registro de órgão competente. Além disso, várias amêndoas de castanha da Amazônia também foram apreendidas por falta de registro de procedência. Potes de margarina mantidos sem a conservação em temperatura adequada e a venda de álcool etílico com concentração superior a permitida também foram itens observados para compor a autuação.

Os estabelecimentos dispõem de três dias para argumentação e defesa junto ao órgão, a contar da próxima segunda-feira  (20). A multa pelas infrações cometidas pelos dois estabelecimentos comerciais pode alcançar até 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs). O valor atual da UFM é de R$ 83,78.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.