
Manaus – Um Projeto de Lei que estabelece isenção de pagamento de taxa de inscrição em corridas a doadores de sangue foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante sessão nesta semana. O PL segue para sanção do Prefeito de Manaus, Arthur Neto. O objetivo da ação é diminuir o déficit de doadores de sangue.
De acordo com a Casa legislativa, a isenção da taxa de inscrição fica condicionada à comprovação de três doações consecutivas de sangue para homens e duas para mulheres, em um período de 12 meses anteriores a data das corridas.
Segundo o Projeto de Lei, a doação deverá ser comprovada por meio da apresentação de documento expedido pela entidade coletora, onde deverá constar o nome do doador, o CPF e os dados referentes à doação que serão apresentados no ato da inscrição da corrida.
A assessoria de comunicação da CMM informou que Diretoria Legislativa está tomando os procedimentos necessários ao envio do PL para a sanção como a revisão do texto da lei e recolhimento de assinaturas. O PL deverá ser encaminhado para a Prefeitura a partir da próxima semana.
Quem pode doar
Qualquer pessoa com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos pode ser doador. Não pode doar quem teve Hepatite depois dos 10 anos de idade; tem comportamento sexual de risco; usa drogas; teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; ou ainda teve febre nos últimos 30 dias.
Quem desejar se tornar um doador pode ir até a sede do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, 4.397, Zona Centro-Sul, ou a Maternidade Ana Braga, Alameda Cosme Ferreira, no Coroado, Zona Leste de Manaus. É necessário apresentar documento de identidade, no momento da doação.
Amazonianarde – CMM