Distribuição do Somatropina será regularizada pela Susam

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, interditou cautelarmente, nesta terça-feira (20), todos os lotes do hormônio de crescimento Biomatrop® 4 UI (Somatropina), produzido pelo laboratório Aché-Biosintética. A medida foi tomada depois de cerca de 30 pacientes terem apresentado reações adversas (processos alérgicos) após o uso deste hormônio. Curitiba, 20/06/2017. Foto,Venilton Küchler

Amazonas – A Secretaria da Saúde do Amazonas (Susam) informou nesta sexta-feira (27/10), que está trabalhando no sentido de normalizar a distribuição do medicamento Somatropina, pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

A Somatropina é indicada para estimular o crescimento nos casos de pessoas com comprovada deficiência desse hormônio.

Por meio de Nota de Esclarecimento, a Susam garantiu que já fez a solicitação de compra do medicamento e que a previsão é que a distribuição seja normalizada após a entrega por parte do fornecedor.

Na Nota, a Susam também explica que problema foi constatado após a posse da nova gestão, que, imediatamente tomou as providências necessárias para resolver o problema.

Nota da Susam

A respeito da ação ingressada na justiça nesta sexta-feira (27/10), pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), obrigando a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) a fornecer o medicamento Somatropina, a Susam informa que está trabalhando para normalizar a distribuição do medicamento Somatropina e que já existe uma solicitação de compra em andamento, seguindo a tramitação legal.

A previsão, segundo a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), é que a distribuição seja normalizada assim que o fornecedor entregue o medicamento.

Já foi solicitada prioridade no processo. O problema foi constatado logo após a chegada da nova gestão, que assumiu no último dia 5 de outubro e imediatamente tomou providências no sentido de regularizar a situação.

Amazonianarede-Susam

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.