Diretor da Eletrobras Amazonas diz que perdas de energia reduzem 3% em cinco meses

09-12radyrManaus – Após ter visitado à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (9), o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Gomes de Oliveira, foi convidado pela Mesa Diretora deste Poder a se dirigir ao plenário onde foi recebido pelos deputados presentes.

Na ocasião, em Cessão de Tempo, vários questionamentos foram feitos ao atual dirigente sobre a atuação da estatal na capital e no interior.

Os deputados Sidney Leite (Pros), Chico Preto (PMN), Tony Medeiros (PSL), Marcos Rotta (PMDB), Cabo Maciel (PR) e Marcelo Ramos (PSB) fizeram alguns questionamentos ao atual dirigente da companhia sobre os próximos passos, ressaltando o trabalho que o executivo vem fazendo desde que assumiu o cargo, tendo conseguido reduzir perdas em 3%. “De toda a energia gerada as perdas atingiam 40%, nos últimos cinco meses conseguimos reduziu para 37%, o que gerou um ganho de 3%, um valor representativo”, assegurou Radyr, enfatizando que a estatal tem quase um milhão de clientes.

Em sua explanação, Radyr Oliveira explicou que o Amazonas está ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio da linha de Transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus que permite a ligação dos Estados do Amazonas, Amapá e do Oeste do Pará ao sistema nacional, desde 9 de julho de 2013. O dirigente informou que uma segunda linha está sendo construída à margem direita do rio Amazonas, indo de Juruti (PA) a Parintins (AM). O contrato de obras foi assinado no dia 5 de setembro de 2014, em fase de execução.

Segundo Radyr, é uma linha de 102 km, com grande dificuldade para sua execução. “A previsão é que no primeiro semestre de 2018 Parintins esteja interligado ao SIN, dando ao município condições melhores à população, propiciando a implantação de novas empresas, gerando empregos e renda às famílias circunvizinhas de Parintins”, anunciou, destacando outra linha projetada indo de Silves a Itacoatiara.

Conforme o diretor-presidente da companhia, atualmente os municípios amazonenses interligados ao SIN são Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru. Também estão no planejamento da empresa para ser contemplado Rio Preto da Eva e outros municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Tarifa branca

Ao ser questionado pelos deputados sobre a modalidade ‘tarifa branca’, que permite aos consumidores de baixa tensão, reduzir seus custos possibilitando pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana, Radyr disse que na capital amazonense em torno de cinco mil pessoas estão sendo contempladas. O dirigente reconhece que a opção ainda está sendo divulgada muito pouco. “Vamos chamar os clientes por meio do Conselho de Consumidores a fim de que todos aqueles que estejam com dificuldade possam migrar para essa modalidade”, assinalou.

Com relação ao Luz para Todos, Radyr informou que mais de 100 mil famílias já foram contempladas pelo programa no Estado. Inicialmente, a previsão era atender 81 mil famílias. “Tem outras seis mil famílias precisando de energia, que vivem em comunidades isoladas, mas já estamos trabalhando neste sentido”, assegurou.

Fonte: Aleam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.