Amazonianarede – Correio do Brasil
Roma, ITA – A presidente Dilma Rousseff desembarcou neste domingo, nesta capital, com uma agenda livre e aproveitou o dia para fazer um passeio por pontos turísticos da capital italiana. Nesta segunda-feira, ela deverá se reunir com alguns presidentes e primeiros-ministros, uma vez que seus compromissos ainda não foram definidos. O objetivo central da visita é participar da missa inaugural do pontificado do papa Francisco, às 9h30 (5h30 de Brasília) desta terça-feira.
Em seguida, tem uma reunião breve e particular com o papa.
A missa inaugural deve ser vista por mais de 150 autoridades de todo o mundo. Neste domingo, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também desembarcou em Roma e será a primeira a ser recebida pelo papa, já nesta segunda-feira para um almoço. Dilma teria um breve encontro com Francisco na terça-feira, após a missa. O papa deve convidar à presidente à Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro e deve atrair 2 milhões de pessoas em julho.
Os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aloizio Mercadante (Educação) e Helena Chagas (Comunicação Social), que acompanham Dilma na Itália, não participarão do encontro da presidenta com o papa, segundo assessores.
Cidade sitiada
Roma começa a se transformar em uma cidade sitiada por seguranças, diante do desembarque de presidentes, chefes de Estado, ministros e autoridades de todo o mundo. Após a eleição do papa Francisco, a presidente Dilma divulgou uma mensagem, na qual disse que: “[Os católicos do Brasil] aguardam com expectativa a vinda de Francisco ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano”.