Dia Mundial do Skate em grande estilo tem evento domingo

Manaus – No dia 21 de junho é celebrado em todo mundo o dia internacional do Skate, e vários Países, incluindo o Brasil, comemoram esta data da melhor maneira: Com os adeptos das quatro rodinhas mandando manobras radicais e falando “a mesma língua”.

Aderindo a celebração, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), realiza pela primeira vez, neste domingo, 23, o Go Skateboarding Day. O evento está marcado para acontecer na Ponta Negra, das 10h às 15h.

“A ideia de realizar o Skateboarding Day surgiu no dia do Roller Manaus, no início do mês. Conversando com os skatistas, tratamos de firmar parceria e trazer o conhecimento deles para fazer uma grande festa na Ponta Negra.

Estou muito satisfeito com o evento, e de fazer Manaus entrar no circuito desta data que já é tradicional no calendário dos skatistas. E para não prejudicar o trânsito, só fizemos transferir a celebração para o final de semana mais próximo. No caso, dia 23”, explicou o titular da Semdej, Fabrício Lima.

Para Ulysses Marcondes, skatista há 27 anos, o evento em Manaus marca um novo momento para a classe “das rodinhas”.

“Este evento agrega todas as modalidades do skate, seja street, vertical, longboard, downhill, mini rampa, freestyle. Dessa forma, queremos reunir a galera e chamar atenção da população não só para modalidade, mas para a filosofia que lhe está associada. Atualmente, em Manaus, contabilizamos aproximadamente dois mil skatistas, que são convocados a comparecer ao evento“, disse Marcondes, mais conhecido como Boca, ao falar sobre a evolução do esporte no País.

“O skate evoluiu muito no mundo todo, e o Brasil já conseguiu há muito tempo quebrar a hegemonia dos Estados Unidos. Hoje somos campeões mundiais em todas as categorias e quem movimenta o esporte, ao contrário do que muita gente pensa, não é galera de sete, oito anos, mas sim a galera das antigas. Mas precisamos do presente para perpetuar no futuro. E todos são bem-vindos”, comentou Boca.

Go Skateboarding Day

Desde 2004 que os praticantes de skate de todo o mundo celebram o Go Skateboarding Day vai ser assinalado em diversos países, dos Estados Unidos, passando pelo Brasil, até à Austrália. NO Brasil, vários estados são famosos por receber a celebração, como o Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que ano passado reuniu 15 mil pessoas no evento. Em Manaus, no domingo (23), vários obstáculos serão colocados na Ponta Negra para os skatistas mandarem suas melhores manobras.

“Esses eventos como Roller, e principalmente o Go Skateboarding Day, acabam se tornando uma ótima pedida, pois os skatistas estão na espera da pista, que vai sair em novembro. Enquanto isso, essas celebrações tornam-se bastante significativas e uma momento de encontro de várias gerações”, afirmou Ulysses.

Foto: ANTONIO LIMA/SEMDEJ 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.