Detran-AM vai realizar curso de direção de veículos à distância para beneficiar o interior

As aulas teóricas do curso são de responsabilidade do Cetam
As aulas teóricas do curso são de responsabilidade do Cetam

Manaus – Uma parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), vai realizar curso à distância para formar condutores de motocicletas.
As inscrições estarão abertas no período de 11 a 14 de agosto, para mil vagas do Curso Especializado para Motociclista Profissional, nos municípios de Itacoatiara, Maués, Tabatinga, Tefé e Urucará.

O objetivo do curso é habilitar motociclistas que atuam no transporte de passageiros (mototaxistas) ou em transporte de mercadorias (motofretista), ou para aqueles que desejam ingressar nesta área, como profissionais.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, com o curso de capacitação de condutores na modalidade de educação à distância, o Governo do Amazonas vai preencher uma lacuna de mais de 10 anos na oferta dos serviços para expedição da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nos municípios do Interior do Estado.

“Num primeiro momento, o curso vai atender mototaxistas e motofretistas, mas a iniciativa pretende atender todo cidadão que mora no Interior e que dirige sem habilitação, e também aqueles que desejam tirar a CNH e não tinham essa possibilidade, por conta da inexistência de Centros de Formação de Condutores no Interior do Amazonas”, afirma Feitoza.

Mototaxistas

As inscrições serão realizadas no site do Detran (www.detran.am.gov.br). É necessário imprimir o boleto no valor de R$ 23,10 e realizar o pagamento nas agências do Banco Bradesco ou Banco Postal. Após o pagamento, o condutor deve dirigir-se à sede do Cetam no município, para preencher o requerimento e apresentar cópia dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação – Categoria A, comprovante de residência e comprovante do boleto de pagamento.

Para participar, é necessário que o condutor tenha 21 anos completos, possua no mínimo um ano de habilitação na categoria A, e não tenha cumprido pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito.

As aulas teóricas do curso são de responsabilidade do Cetam e serão ministradas no modelo de Educação à Distância (EAD), com conteúdo autoexplicativo, dinâmico e interativo, com textos, fotos e vídeos.

Primeira Carteira

Segundo Leonel Feitoza, a meta do Governo é formar ao menos 10 mil condutores, até o final do ano, tirando da ilegalidade as milhares de pessoas que hoje conduzem veículos, carros e motocicletas, especialmente, sem estarem habilitados.

Feitoza revelou que há municípios aonde mais de 90% das pessoas que conduzem veículos não estão habilitadas, como é o caso do município de Maués.

A segunda etapa do curso de formação de condutores terá a parceria da Policia Militar do Amazonas, que junto com os instrutores do Detran-AM, aplicarão as aulas práticas e o exame de direção.

A partir da segunda quinzena de setembro, estarão abertas as inscrições para o curso de formação de condutores para expedição da primeira habilitação. O público alvo prioritário serão os mototaxistas que hoje trabalham sem estar habilitados nos municípios do Estado.

Amazonianarede – Detran-AM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.