Manaus, AM – A promessa feira no in´cio da semana já se tornou realidade. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) começou, nesta sexta-feira (25), a fiscalizar o trânsito de Manaus por meio de radar móvel. O aparelho consegue medir velocidade em uma distância de até 500 metros. A medida tem o objetivo de diminuir o número de acidentes, boa parte causada por excesso de velocidade.
Inicialmente, são 12 radares móveis. Cinco das principais avenidas de Manaus passam a ser monitoradas pelos radares.
A fiscalização não será realizada em ponto fixo e agentes vão poder monitorar a velocidade de dentro das viaturas.
Leonel Feitoza, diretor-presidente do órgão, disse que essa é uma das vantagens do sistema móvel: o motorista não vai saber onde está a fiscalização.
A fiscalização se estende pelas Avenidas Torquato Tapajós, Avenida das Torres, Estrada do Turismo e nas Rodovias AM 070 e a AM 010, incluindo a Ponte Rio Negro. Antes, a fiscalização por meio de radar móvel era utilizada somente durante operações nos finais de semana.
O motorista que for identificado pelo radar com velocidade acima da permitida pode receber uma infração grave ou gravíssima. Os valores vão de R$ 195 a R$ 293 e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Amazonianarede