Dernival e Rivander: esperança de ouro para o amazonas no circuito Caixa Paralímpico

Manaus – A 1ª etapa nacional do Circuito Caixa Brasil Paralímpico acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo, e o atletismo do Amazonas estará bem representado na prova do arremesso do peso. Dernival Souza, 40, e Rivander Silva, 19, são candidatos aos primeiros lugares no pódio em suas respectivas categorias.

No total, o Governo do Estado está enviando ao campeonato a partir de quinta-feira, uma equipe formada por 12 atletas de três modalidades (atletismo, halterofilismo e natação).

Otimismo é a palavra mais falada por Dernival, que tem deficiência visual e competirá na categoria F12. Com a marca de 9,11 m lançando o peso de 7 kg, ele é o atual número 3 do ranking brasileiro. Nos treinos desta semana, na Vila Olímpica de Manaus, ele já alcançou a marca de 9,78m, ou seja, 14 cm acima do melhor índice do País.

“Se eu mantiver esse desempenho, tenho grandes chances de voltar para Manaus com a medalha de ouro”, disse Dernival, que adquiriu a deficiência visual após anos de trabalho no ramo de soldagem.

Para Rivander, da categoria F36 (deficiência motora e dificuldade na fala), pódio em competições nacionais não é novidade. Ano passado, nas Paralimpíadas Escolares de São Paulo, ele foi um dos destaques do Amazonas, com uma medalha de ouro no salto em distância e uma de prata no arremesso do peso.

“O Rivander tem grandes chances de ser campeão, pois é o atual segundo colocado no ranking brasileiro. É um atleta forte e que vem crescendo muito tecnicamente nos treinamentos”, destaca o técnico da delegação amazonense, professor Joaquim Filho.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Os principais atletas paralímpicos brasileiros de natação, halterofilismo e atletismo estarão em ação em São Paulo. As provas serão realizadas em dois lugares na capital paulista. Na sexta-feira, 7, os competidores do halterofilismo começam as atividades no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Mariana. No dia seguinte, no mesmo local, iniciam-se as provas de atletismo, e na sede do Corinthians, no Tatuapé, ocorre a natação.

Esta será a ultima oportunidade no Brasil para os atletas conseguirem índices e serem convocados para a seleção brasileira, para participar dos Mundiais de atletismo, em julho, em Lyon, na França, e de natação, em agosto, em Montreal, no Canadá.

Circuito Caixa Loterias 1ª Fase Nacional – Programação
Datas: 7 e 9 de junho, em São Paulo
Locais: Natação (Sport Clube Corinthians – Rua São Jorge, 777 – Tatuapé)
Atletismo (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – COTP)
Halterofilismo (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – COTP)
Horários: sexta-feira: halterofilismo (8h às 12h – 14h às 18h) – COTP
Sábado: halterofilismo e atletismo (8h às 12h – 14h às 18h) – COTP ; natação (8h às 12h – 14h às 18h) – Corinthians
Domingo: halterofilismo e atletismo (8h às 12h – COTP; natação (8h às 12h) – Corinthians

(Sejel) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.