Deputados, servidores e autoridades inauguram complexo de obras da ALEAM

Amazonianarede – Aleam

Manaus – O Edifício-garagem Senador Arthur Virgílio Filho e o Centro Médico Doutor Luiz Carlos de Avelino da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) começaram a operar na tarde desta quinta-feira, 31 de janeiro. A inauguração foi feita pelo idealizador das obras e presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), parlamentares, servidores e autoridades como o governador do Estado em exercício, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

As obras fazem parte dos 17 mil metros quadrados de obras estruturantes iniciadas pela administração Ricardo Nicolau. O complexo foi construído a partir da economia de 40% no custeio da ALEAM desde 2011. O conjunto inclui, ainda, a Creche Francisca da Silva de Souza (Natália), a ser entregue em abril deste ano, e uma passarela, que já tem licitação concluída.

Durante o ato de inauguração, Ricardo Nicolau fez uma retrospectiva dos últimos dois anos à frente do Legislativo, que focou na modernização, economia e proximidade com o amazonense. “Trabalhamos para dotar a Assembleia de condições melhores para cumprir seu papel constitucional de legislar, fiscalizar e defender o povo do Amazonas”, discursou.

Ricardo Nicolau também agradeceu o apoio dos colegas deputados, funcionários, amigos e do grupo político ao qual pertence, liderado pelo governador Omar Aziz. “Que todos nós possamos trabalhar com o olhar de preservar essa instituição denominada Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.”

A cerimônia teve a presença dos deputados Josué Neto (PSD), David Almeida (PSD), Tony Medeiros (PSL), Sidney Leite (DEM), Francisco Souza (PSC) e Wilson Lisboa (PCdoB), e dos vereadores Hiram Nicolau (PSD) e Joãozinho Miranda (PTN).

Participaram, também, os titulares das Secretarias Estadual de Governo, Rebecca Garcia, e Municipal de Educação, Pauderney Avelino, além do Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira.

Autoridades aprovam

Para o governador em exercício, a inauguração das obras simboliza a era de modernidade que marcou a administração Ricardo Nicolau. “É importante dizer que a Assembleia do Amazonas é a mais moderna do Brasil. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Ela se modernizou, o que possibilita uma prestação de serviços eficientes ao povo”, enfatizou José Melo.

José Melo destacou, ainda, a postura do Legislativo Estadual em estender seus serviços ao interior do Estado, de maneira efetiva, por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti). O programa foi criado em 2011 para dar apoio técnico e jurídico para as Câmaras Municipais, já estando presente em 78% do território amazonense.

“A Assembleia, com seus recursos, resolveu ofertar não só ao público interno, mas também para a sociedade de um modo geral. Um bom exemplo disso é a assessoria prestada às Câmaras Municipais para que possam exercitar bem seu trabalho de fiscalizar, orientar e ajudar os vereadores do interior”, acrescentou José Melo.

O prefeito de Manaus afirmou estar emocionado com a homenagem a seu falecido pai, o ex-senador Arthur Virgílio Filho, que batizou o edifício-garagem. “Agradeço a homenagem que me toca muito fundo no coração. A Assembleia homenageia amazonenses do bem, que poderiam ter ficado muito mais tempo aqui fazendo o bem pelo povo”, afirmou Arthur Neto.

Arthur Neto também fez uma análise positiva da gestão de Ricardo Nicolau na ALEAM. “Eu acompanhei sempre com muito respeito a administração dele. Ele foi bem realizador, muito contido nos gastos e deixa superávit. O Poder Legislativo, em si, precisa disso, se encontrar cada vez mais com o povo”, declarou.

Edifício-garagem

O acesso público à ALEAM passa a ser ampliado e facilitado com a inauguração do Edifício-garagem Senador Arthur Virgílio Filho. As 500 vagas do empreendimento dobram a capacidade de estacionamento na Casa, que comportava até 450 veículos.

O Edifício-garagem possui 500 vagas de veículos distribuídas em cinco andares, em uma área de 14,4 mil metros quadrados. A obra também tem elevadores, sala administrativa, refeitório, vestiário e oficina. O investimento total foi de R$ 23,5 milhões.

O empreendimento será uma das opções de estacionamento público durante os dias de jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus. A medida foi acertada entre o deputado Ricardo Nicolau e o coordenador do Projeto Copa do Governo do Estado (UGP Copa), Miguel Capobiango.

Centro médico

Servidores da ALEAM ativos, inativos e seus dependentes passam a ter acesso ampliado a atendimentos médicos e odontológicos com a entrega do Centro Médico Doutor Luiz Carlos de Avelino, em substituição à estrutura provisória que funcionava no subsolo da Casa desde 2006. Foi construído seguindo a norma RDC nº 50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ocupando uma área de 1,4 mil metros quadrados, o Centro Médico da ALEAM disponibiliza serviços de cardiologia, pediatria, ortopedia, geriatria, ginecologia, oftalmologia, fisioterapia e odontologia em uma estrutura de dois andares, elevador, ambulatório e consultórios. O investimento foi de R$ 3,3 milhões.

(Fonte: Diretoria de Comunicação) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.