
Amazonas – O direito à creche foi o tema do discurso da deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (5). A parlamentar informou que está apresentando indicações à Mesa Diretora da Casa e ao Governo do Estado defendendo que as servidoras públicas dos dois poderes passem a receber o auxílio creche.
Segundo ela, a proposta visa corrigir uma injustiça com estas mães e trabalhadoras, passando a cumprir direito que é garantido pela Constituição Federal, mas não cumprido pela maioria dos Estados. A deputada citou o Senado Federal como exemplo de poder onde este benefício é concedido.
Por meio de uma Resolução Legislativa, o auxílio creche e pré-escola passou a ser pago a todas as servidoras, num valor de R$ 800 por cada criança de até 7 anos incompletos. “É uma forma de auxiliar essas mães a manter seus filhos numa escola, ou mesmo pagar alguém pra cuidar da criança. Mesmo que a gente passe por uma crise financeira, eu acho que onde não pode ser cortado é nos direitos”, defendeu.
Na indicação feita à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado, Alessandra propõe que as servidoras recebam o valor de meio salário mínimo por criança até 6 anos de idade como auxílio creche e pré-escola. A proposta é semelhante para o Governo do Estado.
“Que seja analisada a possibilidade de garantir se não a pré-escola, pelo menos o auxilio creche, até os 4 anos de idade. Sei que não poderá ser implementado este ano, já que o orçamento estadual já foi aprovado, mas sei bem que podemos fazer estudos para implementação já no próximo ano”, finalizou.
Amazonianarede