Demolição de viaduto em BH é barrada pela justiça

06-07bhBelo Horizonte, MG – O TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) determinou que a área do viaduto Batalha de Guararapes, que desabou na última quinta-feira (3), em Belo Horizonte, seja preservado para perícia e os trabalhos de demolição, adiados. A informação foi dada pela Defesa Civil da cidade, na manhã deste domingo (6), embora a Prefeitura ainda não tenha sido notificada.

A assessoria do TJ-MG não foi encontrada para comentar a decisão. Mas a construtora Cowan confirmou que as obras de demolição foram suspensas por “determinação de órgãos competentes”.

Na noite deste sábado (4), a construtora Cowan, responsável pela construção, afirmou ter recebido autorização dos peritos da Polícia Civil de Minas Gerais para iniciar às 8h deste domingo (6) a demolição da estrutura do elevado. De acordo com nota da empresa, os trabalhos de demolição seriam feitos entre 8h e 20h, mas eles foram interrompidos.

No desabamento do Batalha de Guararapes, foram atingidos um micro-ônibus, um Fiat Uno e dois caminhões. A motorista do micro-ônibus Hanna Cristina dos Santos, 26, e o condutor do Fiat Uno, Charles Frederico Moreira do Nascimento, 25, morreram.

Preparação para demolição

Desde o início da manhã deste sábado (5), operários e máquinas da prefeitura e da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), além da Cowan, estavam prontos para iniciar a demolição da estrutura, mas os peritos exigiam que área onde foi constatado um afundamento de seis metros de um dos três pilares de sustentação do viaduto fosse preservada.

O local deverá ser isolado num raio de dez metros e cercado por tapumes, para acesso apenas dos peritos à área.

Para a conclusão da perícia técnica, de acordo com a Polícia Civil, ainda são necessárias sondagens e análises do solo para tentar confirmar o que levou o pilar a afundar.

A estrutura de sete metros era sustentada por cinco estacas de cada lado, com 22 metros cada. Parte dos trabalhos dos peritos é feito com equipamento que reproduz a área em três dimensões, facilitando a elaboração do laudo técnico.

Jogo da seleção

A prefeitura tem urgência na demolição por causa da necessidade de liberação da avenida Pedro 1º, antes de terça-feira (8), dia da partida entre as seleções do Brasil e da Alemanha, no Mineirão, localizado na mesma região, a Pampulha, onde ocorreu o desabamento.

A avenida Pedro 1º é a principal via de ligação do Aeroporto de Confins, na região metropolitana, com o centro de Belo Horizonte.
Em nota, a prefeitura informou que adotou as providências solicitadas pela PC para o início da demolição do viaduto. “A prefeitura está pronta para iniciar os trabalhos de demolição, tão logo haja a liberação por parte da Polícia Civil”, diz o comunicado.

Amazonianarede – Uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.