Manaus – Especialista da Alemanha e representantes da Defesa Civil do Espírito Santo, Santa Leopoldina e Curitiba estão Manaus para conhecer os projetos de prevenção a desastres e medidas sociais, que visam conscientizar e capacitar moradores que vivem em áreas de risco da capital, realizado pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil de Manaus.
O encontro em Manaus faz parte do intercâmbio entre cidades promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e do projeto “Connective Cities Practitioners”, do Governo Alemão. A abertura das atividades foi na manhã dessa quarta-feira, 25, na sede da Defesa Civil Municipal.
Durante a abertura das atividades, os visitantes puderam conhecer algumas das ações realizadas pelo órgão com apoio da comunidade e também o serviço de atendimento, durante uma visita pelas instalações da Central Telefônica 199. A tarde, o grupo seguiu para o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), no Jorge Teixeira, zona Leste. No local, foram apresentados os trabalhos de revitalização da área.
Para o chefe do Departamento de Prevenção da Defesa Civil do Espírito Santo, Anderson Pimenta, o encontro vai ajudar no troca de experiências e no desenvolvimento de projetos. “Conhecer a realidade de cidades como Manaus e saber o que fazem aqui em inundações, por exemplo, um grande problema em boa parte do país vai nos ajudar, a quem sabe, implantar essas ações que dão certo nas nossas cidades”, disse.
Para a doutora em Prevenção de Riscos eDesastres de Colônia, na Alemanha, Marlene Willkomm, o que surpreendeu em Manaus, até agora, foram os trabalhos realizados em parceria com as comunidades. “A população aceita bem as ações e pelo que vimos até colabora, isso ajuda na prevenção”, comentou.
Durante o intercâmbio, que acontece durante três dias, esses especialistas vão conhecer, na prática, o trabalho realizado na capital amazonense, alguns até já reconhecidos pela ONU, como o que rendeu a Manaus a escolha para a campanha “Construindo Cidades Resilientes”.
Esta é a segunda vez que Manaus participa do intercâmbio, dessa vez como sede. Para o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Aníbal Gomes, a escolha da sede para o encontro é o resultado de todo esse planejamento de ações realizadas. “Nós apresentamos os programas desenvolvidos aqui e por causa disso estamos no segundo intercâmbio promovido pela ONU. Isso prova que nossa política de Defesa Civil é um modelo internacional“, concluiu.
Além de apresentar os programas e ações realizadas na capital, o objetivo do encontro, que já foi realizado na Colônia, em Curitiba e agora em Manaus, é discutir estratégia de prevenção à desastres, medidas de desenvolvimento das cidades e a troca de conhecimentos especializados.
Amazonianarede-Semcom