Amazonianarede – Agências
Brasília – Já está valendo a decisão do governo de zerar os impostos federais que incidiam sobre a cesta básica e reformulá-la, inserindo materiais de higiene pessoal, limpeza e alimentos. A medida foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff e publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.
Por meio de medida provisória, o governo reduz o PIS/Cofins e, por meio de decreto, zera o IPI de todos os produtos que ainda tinham incidência de tributos.
A desoneração inclui carnes (bovina, suína, aves, peixes, ovinos e caprinos), café, óleo, manteiga, açúcar, papel higiênico, pasta de dente e sabonete. A maior delas incidirá sobre o sabonete, com redução de 12,5% de PIS/Cofins e 5% de IPI.
Alimentos como leite, feijão, arroz, farinha de trigo ou massa, batata, legumes, pão e frutas já não sofriam tributação.
O governo espera uma redução para o consumidor de pelo menos 9,25% no preço das carnes, do café, da manteiga, do óleo de cozinha, e de 12,5% na pasta de dentes, nos sabonetes, só para citar alguns exemplos.