CTARA comemora 9 anos com excelentes resultados

(Foto: Michael Dantas – Sejel)

Mantido pelo Governo do Amazonas, o programa de excelência esportiva do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) completa nove anos de história nesta sexta-feira, 13 de dezembro, apresentando um recorde de resultados na temporada.

O almoço comemorativo do programa acontecerá às 13h, no restaurante da Vila Olímpica de Manaus, com a presença da equipe de profissionais, dirigentes e gestores públicos.

Executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), o CTARA viveu em 2013 o maior salto qualitativo e quantitativo da sua história.

De acordo com o coordenador geral do programa, professor Ricardo Ribeiro, este ano atletas, paratletas e profissionais estiveram em 24 países representando o Brasil em competições e intercâmbios. “Em 2013, o CTARA ultrapassou as fronteiras do Amazonas e deu importante contribuição ao avanço do esporte olímpico e paralímpico brasileiro”, destaca.

MEDALHAS, MEDALHAS…

O quadro de medalhas, que ainda está em aberto, é outro ponto a ser mencionado. Este ano, o Amazonas alcançou a marca recorde de 515 medalhas em competições regionais, nacionais e internacionais. Um crescimento significativo, pois em 2012 o Estado conquistou 163 medalhas. “Além do número de medalhas, o mais importante foi que em 2013 o CTARA contabilizou 64 convocações para seleções brasileiras em diversas modalidades”, enfatiza o coordenador.

ALCANCE DO PROGRAMA

Inaugurado em 2004 pelo presidente Lula e o governador Eduardo Braga, na Vila Olímpica de Manaus, o programa CTARA era mantido até 2008 pelos governos Federal e Estadual. A partir de 2009, o Executivo Estadual abraçou sozinho o programa.

Na gestão do governador Omar Aziz e da secretária Alessandra Campêlo, o CTARA apresentou um crescimento e reconhecimento espetaculares, se transformando em referência nacional. Esse avanço parte da determinação do governador de o Estado investir na classificação de atletas e paratletas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Atualmente, o programa atende e desenvolve 26 modalidades olímpicas, paralímpicas e não-olímpicas, beneficiando diretamente 500 atletas e paratletas. O Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia atendeu em 2013 atletas de Manaus, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Iranduba, Silves, Itacoatiara, Careiro Castanho e Urucurituba, além dos Estados de Roraima, Pará, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, e dos países Argentina, Estados Unidos e Peru.

O programa conta com profissionais especializados e com experiência internacional, como médico, dentista, fisioterapeuta, massoterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, preparador físico e técnicos especialistas em diversas modalidades.

O CTARA funciona nas instalações da Fundação Vila Olímpica de Manaus (Avenida Pedro Teixeira, 400, Dom Pedro I, Zona Centro-Oeste, CEP 69040-000, telefone (92) 8235-4308, e-mail: [email protected]).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.