Crise e aumento de Lojas, aumenta a inadimplência no Amazonas

Ralf Assayag, presidente do CDL, AM, fala sore o problema

 

Ralf Assayag, presidente do CDL, AM, fala sore o problema
Ralf Assayag, presidente do CDL, AM, fala sore o problema

Amazonas – Coma recessão atingindo duramente o Brasil, o Amazonas não ficou de fora e com isso, aumentou o desemprego no Polo Industrial da ZFM, no comercio e cresce a inadimplência no Amazonas, especialmente na capital. Outro ponto considerado, é o aumento de lojas nos últimos  tempos.

A quantidade de amazonenses em situação de inadimplência no comércio de Manaus cresceu 3,38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL) aponta que o total de 12.863 amazonenses entrou para a lista de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em 2014, no mesmo período o número de   inadimplentes alcançou a marca de 12.442 devedores.

De acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o percentual de 55% dos inadimplentes são do grupo de mulheres entre 20 e 30 anos.  O dirigente explicou que as mulheres compram muito mais que os homens e por isso aparecem como média maior de devedoras. No entanto, na hora de pagar os boletos, elas demoram menos. “Os homens se endividam menos, porém acabam demorando mais a pagar. Eles levam de 120 a 140 dias”, explicou.

Aumento de Lojas

Ainda segundo o dirigente, a inadimplência presente no mercado não tem relação direta com a tão falada crise econômica que assombra os brasileiros. Ralph ressalta que o baixo volume de vendas registrado pelos lojistas da capital, se deu principalmente pelo aumento significativo de lojas no comércio.

“O comércio recebeu um número nunca registrado antes no Amazonas de novos estabelecimentos. Ao todo são mais 600 lojas que vem para oferecer concorrência e com isso existe sim uma aparente queda no movimento”, observa o dirigente.

Fidelização, a saída

Com o crescente do numero de lojas, a saída será a fidelizaçao
Com o crescente do numero de lojas, a saída será a fidelizaçao

Ralph Assayag explica ainda que a única saída para reverter essa dispersão dos clientes é a fidelização através de qualificação no atendimento. De acordo com o presidente do órgão, o número de demissões no comércio é muito baixo, e que a maior parte das demissões ocorrem pela não adequação do funcionário ao cargo do que por corte no quadro de funcionários.

“Apenas 223 pessoas foram demitidas no comércio por não se adequar a nova realidade do mercado, é necessário que o lojista invista mais na qualificação dos seus funcionários assim como na infraestrutura de sua loja, com isso ele com certeza ira fidelizar mais clientes e melhorar as vendas”, finalizou.

Amazonianarde-|CDL

 

 

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