Crimes contra idosos continuam crescendo no Amazonas

Os idosos mer4cem segurança, respeito e carinho de todos
Os idosos mer4cem segurança, respeito e carinho de todos

Hoje é o Dia de conscientização mundial de Conscientização de violência Contra Idosos e para celebrar o evento, a Secretaria de Justiça, Direitos \humanos e cidadania, realiza vários eventos, iniciando com uma caminhada pelo Centro histórico de Manaus e termina amanhã a tarde, com uma Audiência Púbica na Assembleia Legislativa do Estado.

O motio0 principal dessas ações, é mostrar os direitos dos idosos e os respeito que todos devem merecer por parte da sociedade, principalmente no que diz respeito a violência, nos mais variados tipos.

O estado do Idoso, diz categoricamente: “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão’. Assim estabelece o artigo 4º do Estatuto do Idoso, mas, não é isso que as estatísticas apontam. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de janeiro a abril de 2015 foram registrados 2.603 ocorrências de crimes contra idosos somente em Manaus.

O total de registros foi de 6.265 em 2014. Furtos, ameaças, roubos, perturbação da tranquilidade, abuso financeiro e extorsão são os crimes mais cometidos.

De acordo com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os dados da SSP- AM mostram que  598 furtos tendo idosos como vítimas foram registrados neste ano. Em segundo lugar estão as ameaças, com 297 ocorrências. Roubo e perturbação da tranquilidade também estão entres os crimes mais cometidos contra  pessoas da terceira idade, com 262 e 170 casos, respectivamente.

Em todo o ano de 2014 foram registradas 6.265 ocorrências. As Zonas  Sul e Norte de Manaus são os locais com maior incidência de violação de direitos do idoso. Na faixa etária de 60 a 70 anos, o maior índice de vítimas é do sexo masculino, cerca de 53% do total.

  Denuncias contra violência e outros tipos de agressões e abusos contra os idosos, podem e devem ser denunciados às autoridades competent4es.

Segundo a secretária da Sejusc, Graça Prola, na maioria das vezes, os idosos são vítimas de crimes cometidos por membros da família, que convivem na mesma casa, como filhos e netos. Ela alerta que os atos podem ser denunciados pelos números 165 e 100 e que a Rede de Atendimento ao Idoso do Amazonas, composta por vários órgãos de atenção à terceira idade.

Amazonianarede- Assessoria SSP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.