
Manaus – A Creche Municipal Gabriel Pedroso, localizada na Compensa, zona Oeste, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 7, um dia de orientação sobre alimentação saudável e manipulação de frutas. A unidade de ensino atende 240 crianças de 3 e 4 anos. A atividade faz parte da programação do Agosto Dourado, realizada em todo o mundo para a promoção de ações que incentivem o aleitamento materno e a alimentação saudável.
Todos os dias, as crianças participam de atividades em sala de aula, brincam e se alimentam no local. Desta vez, a ideia da escola foi formar os minichefes para orientá-los e ensiná-los na prática a fazerem alimentos saudáveis. Nesta sexta-feira, foi a vez da salada de frutas. As orientações envolveram desde a manipulação dos alimentos, o corte e a mistura, até a melhor parte, saborear o produto.
A cada momento, a enfermeira da creche, Dária Kessy, ensinava sobre os nutrientes dos frutos. Na receita havia mamão, banana, uva, maçã, laranja e abacate. Todos vestidos com avental e chapéu de mestre cuca.
De acordo com a enfermeira, a ideia da atividade foi incentivar as crianças a desde pequena cultivarem hábitos de alimentação saudáveis.
“Estamos trabalhando durante toda a semana a temática. Nós falamos sobre a pirâmide alimentar e ali eles perceberam que os alimentos que eles trazem de casa, muitas vezes, não são tão saudáveis e importantes para o crescimento deles. Nós estamos incentivando eles a manterem esse padrão para que isso se torne um hábito no futuro”, explicou.
Preparação
O primeiro passo foi cortar os alimentos. Os pequenos descascaram as frutas e a enfermeira explicava o que cada uma delas tinha de nutrientes. As frutas cortadas foram colocadas em uma grande bacia e depois misturadas com um pouco de doce de leite e creme de leita. Alguns mais apressados, como a pequena Milena Simplício, de 3 anos, comiam as frutas cruas.
Com uma banana na mão, Maria Eduarda da Graça, de 5 anos, disse que estava gostando muito da “brincadeira”. “Eu gosto muito de comer fruta”, disse.
Após ficar pronta, a salada de fruta foi saboreada por todos da creche. “A ideia é que eles comam alimentos saudáveis porque as crianças geralmente trazem merenda de casa, como salgadinho, sucos industrializados. O nosso objetivo é estimular que eles comam produtos naturais e mais saudáveis. É uma questão nutricional para que eles cresçam saudáveis”, afirmou a diretora Edinelza Corrêa.
Amazonianarede